A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: AVALIAÇÃO FORMATIVA

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidad del Sol – UNADES (PY)
  • Jefferson Florencio Rozendo Absoulute Christian University- ACU
  • Diego de Vargas Matos Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Giselle Carmo Maia Universidade Paulista– UNIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8914

Resumo

A utilização de avaliações como didática, é um meio para conseguir medir o nível do conhecimento dos alunos, tanto em escolas, universidades, cursos, quanto também em outros ambientes que não são voltados apenas para o ensino. O presente trabalho tem como objetivo, compreender como a avaliação pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos, propondo diferentes metodologias de ensino. Foi utilizada a metodologia com base na pesquisa bibliográfica, abordando conceitos de ensino e aprendizagem, com a utilização de trabalhos anteriores sobre a temática em questão que servirão de base para a presente pesquisa. Os resultados obtidos apontam que, ao conceber a avaliação como um processo contínuo de aprendizagem, sugere-se o uso da avaliação formativa e das questões discursivas como tipo de avaliação e instrumento avaliativo, respectivamente.

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidad del Sol – UNADES (PY)

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES (PY), Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba  UFPB.

Jefferson Florencio Rozendo, Absoulute Christian University- ACU

Doutorando em Ciências da Educação (ACU), Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE), Mestre em Ciências da Educação (ACU).

Diego de Vargas Matos, Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Giselle Carmo Maia, Universidade Paulista– UNIP

Especialista em Formação em Educação a Distância – UNIP, Graduada em Pedagogia – ULBRA.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Guerra, A. de L. e R. ., Rozendo, J. F. ., Matos, D. de V. ., & Maia, G. C. . (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: AVALIAÇÃO FORMATIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1047–1056. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8914