A ESCOLA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM AS COMUNIDADES ESCOLARES DO BAIRRO DE MUATALA, CIDADE DE NAMPULA (2019 – 2022)

Autores

  • Issa Buana Alfane Universidade Católica de Moçambique
  • Roberto da Costa Chaua Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma - Moçambique
  • Victorino Correia Kinhama Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul-Angola

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9479

Palavras-chave:

Escola. Educação Ambiental. Comunidade. Professor.

Resumo

O presente estudo objectivou compreender as formas como as Escolas desenvolvem seu papel na Educação Ambiental no Bairro de Muatala. O mesmo foi realizado nas Escolas: ES de Muatala e EP 1/2 de Muthita, situada na Cidade de Nampula. Em termos metodológicos, o trabalho privilegiou a abordagem qualitativa, descritiva e estudo de campo. Usou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumento e técnica de recolha de dados. Participaram do estudo 30 individualidades. Os dados foram analisados qualitativamente mediante a técnica de análise de conteúdos, e indicam que os entrevistados foram unânimes em afirmar que as actividades realizadas pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental são abertura de aterros, palestras sobre o plantio e cuidados de plantas de frutas e sombras, de forma transversal. Desse modo sugere-se a integração da Educação Ambiental nos planos curriculares das escolas como uma disciplina autónoma. Há necessidade que as Escolas criem clubes ambientais, para uma consciencialização permanente baseada em palestras, intercâmbio estudantis, jornadas de limpezas, teatro, jogos, como forma de mostrar a pertinência da Educação Ambiental para a comunidade. Urge ainda, a criação de projectos de Educação Ambiental nas Escolas como forma de proporcionar aos alunos uma saúde favorável.

Biografia do Autor

Issa Buana Alfane, Universidade Católica de Moçambique

Mestre em Gestão Ambiental, atualmente Tutor de Ensino Híbrido na Universidade Católica de Moçambique, no curso de Licenciatura em Gestão Ambiental. Licenciado em Ensino de Geografia Habilitado em Ensino História.  

Roberto da Costa Chaua, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma - Moçambique

Doutor em Educação pela UERJ. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bacharelato e Licenciatura em Planificação, Administração e Gestão Educacional pela Universidade Pedagógica - Moçambique. Atualmente é docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma - Moçambique. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência em Administração e Gestão Escolar e nas pesquisas em Educação, Sociedade e Cotidianos atuando principalmente nos seguintes temas: Crianças, Identidades, Culturas, Interculturalidade, Conhecimentos e Moçambique. 

Victorino Correia Kinhama, Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul-Angola

Mestre em Proteção de Plantas pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul-Angola, Docente de Nutrição e Matemática no Instituto Técnico de Saúde da Cela Cuanza-Sul, Docente Agroecologia, Genética Geral e Pedologia no Instituto Superior Politécnico do Libolo Cuanza-Sul Angola. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Alfane, I. B., Chaua, R. da C., & Kinhama, V. C. (2023). A ESCOLA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM AS COMUNIDADES ESCOLARES DO BAIRRO DE MUATALA, CIDADE DE NAMPULA (2019 – 2022). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 14–30. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9479