A ESCOLA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM AS COMUNIDADES ESCOLARES DO BAIRRO DE MUATALA, CIDADE DE NAMPULA (2019 – 2022)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9479Palavras-chave:
Escola. Educação Ambiental. Comunidade. Professor.Resumo
O presente estudo objectivou compreender as formas como as Escolas desenvolvem seu papel na Educação Ambiental no Bairro de Muatala. O mesmo foi realizado nas Escolas: ES de Muatala e EP 1/2 de Muthita, situada na Cidade de Nampula. Em termos metodológicos, o trabalho privilegiou a abordagem qualitativa, descritiva e estudo de campo. Usou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumento e técnica de recolha de dados. Participaram do estudo 30 individualidades. Os dados foram analisados qualitativamente mediante a técnica de análise de conteúdos, e indicam que os entrevistados foram unânimes em afirmar que as actividades realizadas pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental são abertura de aterros, palestras sobre o plantio e cuidados de plantas de frutas e sombras, de forma transversal. Desse modo sugere-se a integração da Educação Ambiental nos planos curriculares das escolas como uma disciplina autónoma. Há necessidade que as Escolas criem clubes ambientais, para uma consciencialização permanente baseada em palestras, intercâmbio estudantis, jornadas de limpezas, teatro, jogos, como forma de mostrar a pertinência da Educação Ambiental para a comunidade. Urge ainda, a criação de projectos de Educação Ambiental nas Escolas como forma de proporcionar aos alunos uma saúde favorável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY