PROBLEMAS VIVENCIADOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA NO CURSO DE AGRONOMIA A PARTIR DA VISÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, CORRELACIONADOS AO TEXTO "É POSSÍVEL MELHORAR A AVALIAÇÃO E TRANSFORMÁ-LA EM FERRAMENTA DO CONHECIMENTO?" DE SUSAN

Autores

  • Hugo Gonçalves Gabriel Filho Universidad Nacional de Rosario-UNR, Argentina
  • Valcemia Gonçalves de Souza Novaes Universidade Católica de Brasília- UCG
  • Ivanilda Cabral de Souza Universidade Estadual de Goiás- UEG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6629

Palavras-chave:

Agronomia. Universidade. Avaliação. Métodos. Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo buscou  discutir sobre problemas vivenciados pelos acadêmicos do curso de agronomia na Universidade Estadual de Roraima na questão das avaliações buscando ouvir os relatos acadêmicos com a finalidade de fornecer um relatório com pontos positivos e negativos que possa fornecer dados básicos porem importantes para que os docentes do curso em estudo possa manter, melhorar e priorizar suas técnicas para que a avaliação dos acadêmicos seja de fato algo sério, bem elaborado e eficiente na questão de conseguir captar na sua integralidade o conhecimento adquirido pelos alunos, além de entender e colocar a avaliação também como forma de aprendizado e não somente como uma forma estrita de aprovação ou reprovação, mas sobre tudo que possa ser diversa, variada e eficaz. O estudo foi realizado através de roda de conversa entre o pesquisador e os acadêmicos com perguntas pré elaborados e baseado em um estudo prévio feito pela pesquisadora Susana Celman apresentados no texto “É possível melhorar a avaliação e transforma-la em ferramenta do conhecimento”  A conclusão nos revela que os relatos dos acadêmicos se encaixa com o texto base de Susana Celman, onde não se pode usar métodos de avaliação iguais entre os desiguais, mostrando que a realidade e a adaptabilidade bem como as características sociais, psicológicas e físicas dos alunos são diferentes, o que exige do docente formas e métodos diferentes na avaliação, possibilitando que todos possam mostrar o que aprendeu durante cada disciplina.

Biografia do Autor

Hugo Gonçalves Gabriel Filho, Universidad Nacional de Rosario-UNR, Argentina

Doutorando em Educação pela Universidad Nacional de Rosario-UNR, Argentina; Mestre em Agroecologia – UER. Especialista em Proteção de Plantas – UFV. Bacharel em Teologia – IBA; Bacharel em Agronomia – UEG. E-mail: hugo.filho.unip@gmail.com.

Valcemia Gonçalves de Souza Novaes, Universidade Católica de Brasília- UCG

Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília- UCG. Mestre em educação – UCG.  Licenciada em História – UCG. Especialista em métodos e técnicas de ensino – USO; Especialista em psicopedagogia – USO. E-mail: valcemianovaes@gmail.com

Ivanilda Cabral de Souza, Universidade Estadual de Goiás- UEG

Mestranda em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás- UEG. Licenciada em Ciências Biológicas – UEG. E-mail: ivy51moreira@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Gabriel Filho, H. G. ., Novaes, V. G. de S., & Souza, I. C. de . (2022). PROBLEMAS VIVENCIADOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA NO CURSO DE AGRONOMIA A PARTIR DA VISÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, CORRELACIONADOS AO TEXTO "É POSSÍVEL MELHORAR A AVALIAÇÃO E TRANSFORMÁ-LA EM FERRAMENTA DO CONHECIMENTO?" DE SUSAN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 50–57. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6629