COLETÂNEA: ENSAIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Claudia Cilene Oliveira Português da Costa Faculdade FAIPE
  • Cristiane de Laura Ferreira dos Santos Faculdade Afirmativo de Cuiabá
  • Mirian Auxiliadora Werner Bascope Faculdade Afirmativo de Cuiabá
  • Rhyvianne Alencar Borges Faculdade UniBF
  • Thaíssa Moura da Silva Figueiredo UNOPAR

Palavras-chave:

Formação inicial. Aprendizagem significativa. Educação

Resumo

A dinâmica contemporânea impele mudanças demasiadamente aceleradas à sociedade. Neste contexto, o conjunto destas mudanças desembocam no orbe educacional com rapidez semelhante, visto que, a escola é um microcosmo social que retrata, sedimenta e adorna o espectro social ao qual está inserida.

Ante exposto, a educação deverá propiciar uma resposta eficiente que contribua significativamente para a detida interpretação do lócus ao qual este aluno esteja inserido e a prontidão necessária à intervenção nas suas realidades circundantes.

Essa preocupação deverá ser o cerne das demandas dos profissionais da educação inseridos na formação inicial dos alunos neste atual momento histórico.

Diante desta constatação, o professor assume um papel preponderante para uma mediação focada em uma educação que impacte positivamente nos mundos dos seus educandos.

Assim, a seleção de conteúdos para uma aprendizagem significativa tem como farol, o enfoque em conteúdos abordados que privilegiem o desenvolvimento do senso de responsabilidade individual e comunitária nos sujeitos desde o seu processo inicial de escolarização.

De posse deste material, desejamos que os leitores possam se apoiar neste livro para a promoção de discussões, reflexões e ações.

Boa leitura,

                                                                                                                                                                                                                           As autoras

Biografia do Autor

Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão. Ano 2016. Promovida pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC. Especialista em Artes Visuaus. Ano 2018. Promovida pelo Faculdade INVEST de ciências e tecnologia/Licenciatura em Pedagogia. Ano 2013. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. E-mail: anneksilva2016@gmail.com; annekpretinha82@hotmail.com.

Claudia Cilene Oliveira Português da Costa, Faculdade FAIPE

Especialista em educação infantil com ênfase nos anos iniciais, promovida pela Faculdade FAIPE. Faculdade de pedagogia no ano de 2010, promovida de pela Faculdade. E-mail: ice.cileneclaudia895@gmail.com.

Cristiane de Laura Ferreira dos Santos, Faculdade Afirmativo de Cuiabá

Especialista em alfabetização e letramento-  Faculdade Afirmativo.  Licenciatura em Pedagogia.  Universidade de Cuiabá- UNIC. E-mail: ihanny.cris@gmail.com

Mirian Auxiliadora Werner Bascope, Faculdade Afirmativo de Cuiabá

  Especialista em Educação Infantil com foco na educação especial, pela Faculdade Afirmativo, no ano de 2016.   Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil em 2012.  E-mail: mirian.werner05@gma.com.

Rhyvianne Alencar Borges, Faculdade UniBF

Especialista em Metodologias Ativas e Prática Docente ano 2020 promovida pela Faculdade UniBF. Especialista em Docência no Ensino Fundamental e Médio ano 2020 promovida pela Faculdade UniBF/ Licenciatura em Pedagogia ano 2019 promovida pela Faculdade UniBF/ Licenciatura em Ciências Biológicas ano 2008 promovido pela Universidade do Estado do Pará UEPA. E- mail: rhyviannealencar@gmail.com



Thaíssa Moura da Silva Figueiredo, UNOPAR

 Especialista em Educação Especial e Inclusiva promovida pela UNOPAR. Licenciatura em Pedagogia. Ano 2016. Promovida pelo Instituto Cuiabano de Educação. E-mail:  thaissamoura@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Silva, A. K. O. F. da ., Costa, C. C. O. P. da ., Santos, C. de L. F. dos ., Bascope, M. A. W. ., Borges, R. A. ., & Figueiredo, T. M. da S. . (2022). COLETÂNEA: ENSAIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–179. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6961

Edição

Seção

E-books

Categorias