COLETÂNEA: ENSAIOS SOBRE OS CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Daniely de Pinho Xavier Faculdade Afirmativo de Cuiabá
  • Gleiciane Pontes Damasceno Faculdade de Cuiabá – FAUC
  • Grazielli Alves do Carmo Silva Albuquerque Faculdade Afirmativo de Cuiabá
  • Jacilda Souza Silva Albuqueruque UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC
  • Mirian Auxiliadora Werner Bascope Faculdade Afirmativo de Cuiabá
  • Vanderleia Marques da Silva Santana Faculdade Fetac

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem significativa. Aprendizagem.

Resumo

A educação brasileira, na atualidade, transita por caminhos espinhosos. Esse percurso trilhado por diversos atores tem se apoiado em propostas ativas e metodológicas que contribuam para uma educação crítica, equânime e de qualidade para todos os atores educacionais.

Hoje, pensar a educação está para além da condição instrumentalizadora, ou ainda, de agregadora de conhecimentos historicamente construídos. Cabe à escola, repensar o seu fazer pedagógico cotidianamente, de modo, que ofereça aos seus alunos, as condições de (re)construir os seus conhecimentos para além das cercanias da escola. A educação deverá ser pensada para ominilitariedade dos sujeitos, para a formação de sujeitos proativos e globais.

os caminhos para uma aprendizagem significativa perpassam indubitavelmente pelo processo de devir educacional que forme sujeitos críticos e reflexivo a partir de um olhar ampliando da sociedade, sem com isso, perder de vista, as suas origens como contrapé para a construção da sua identidade enquanto sujeito histórico, ativo, e constituído de alteridade.

Ante exposto, pretendemos que essa obra seja instrumento de pesquisa, debates e inquietações para desembocar em novas pesquisas.

Desejamos a todos, uma excelente leitura.

 

                                                                                                                                                                                                                               As autoras,

 

 

Biografia do Autor

Daniely de Pinho Xavier, Faculdade Afirmativo de Cuiabá

 Especialista em  Educação Infantil- FACULDADE AFIRMATIVO. Licenciatura plena em Pedagogia no ano de 2016. Promovida pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. E-mail: ddepinhoxavier@gmail.com

 

Gleiciane Pontes Damasceno, Faculdade de Cuiabá – FAUC

Especialista em educação Infantil Faculdade de Cuiabá- FAUC. Especialista em Gestão Escolar em 2016 pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Especialista em Educação  Matemática em 2010. Pelo Instituto Cuiabano de Educação/ licenciatura  plena em pedagogia no ano de 2004 promovida pelo centro universitário  de Várzea Grande- UNIVAG E-mail: Gleiceluanapontes@gmail.com.

 

Grazielli Alves do Carmo Silva Albuquerque, Faculdade Afirmativo de Cuiabá

 Especialista em Docência na Educação Infantil, com foco na Educação Especial Ano 2016. Promovida pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá. Licenciatura em Pedagogia. Ano  de 2011. Promovida pela Universidade Norte do Paraná. UNOPAR. E-mail: grazi4amor@hotmail.com.

 

Jacilda Souza Silva Albuqueruque, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC

 Especialista em  Educação Lúdica promovida pela UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC.  Especialista em Educação Especial pela Faculdade  INSTITUTO PANAMERICANO FACIPAN.Em Cuiabá MT. / Licenciatura plena em Pedagogia no ano de 2003. Promovida pela Faculdade CENTRO UNIVERSITÁRIO  UNIVAG/DE VÁRZEA GRANDE MT. jacilda.souza.silva@gmail.com

 

Mirian Auxiliadora Werner Bascope, Faculdade Afirmativo de Cuiabá

Especialista em educação infantil com foco na Educação Especial, pela Faculdade Afirmativo, no ano de 2016. Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil em 2012. E-mail:   mirian.werner05@gmail.com

 

Vanderleia Marques da Silva Santana, Faculdade Fetac

Pós-graduada em psicopedagogia institucional com ênfase em Educação Especial e inclusiva  promovida pela Faculdade Fetac. Licenciatura plena  em pedagogia no ano de 2020 promovida pela faculdade Fatec, faculdade de ciências administrativas e de tecnologia.porto velho/RO.E-mail: marques.vanderleia25@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Xavier, D. de P. ., Damasceno, G. P. ., Albuquerque, G. A. do C. S., Albuqueruque, J. S. S. ., Bascope, M. A. W. ., & Santana, V. M. da S. . (2022). COLETÂNEA: ENSAIOS SOBRE OS CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–181. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6962

Edição

Seção

E-books

Categorias