ELABORAÇÃO DE JOGOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: MINICURSO DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • José Marcílio de Oliveira Neto Centro Universitário do Vale do Rio Verde
  • Zionel Santana Centro Universitário do Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5822

Palavras-chave:

Gamificação. Jogos educacionais. Novo perfil do aluno. Motivação.

Resumo

Esse estudo tem por objetivo de apresentar o Minicurso de capacitação para elaboração de jogos para alunos do ensino médio voltado aos profissionais da educação básica. O minicurso é resultado de um produto educacional elaborado no curso de Mestrado Profissional de Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário Vale do Rio Verde. Apresenta também a percepção de alguns professores que participaram do minicurso e implementaram posteriormente em suas turmas a utilização de jogos educacionais. Nosso estudo aconteceu a partir da metodologia exploratória relacionada aos jogos educacionais dentro de instituições de ensino básico. Apresenta em sua introdução o problema de pesquisa, seu objetivo geral e os específicos e a justificativa do estudo. No referencial teórico vemos um estudo sobre os jogos educacionais e a gamificação. Após isso é apresentada na metodologia a aplicação do produto educacional em uma turma de professores de uma instituição de ensino básico voltado ao ensino médio/técnico. Por fim nos resultados encontrados é explorada a realização da aplicação de um jogo elaborado a partir do produto educacional por dois desses professores que foram treinados com o material do produto educacional.

Biografia do Autor

José Marcílio de Oliveira Neto, Centro Universitário do Vale do Rio Verde

Mestrando em Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário do Vale do Rio Verde - Unincor. Docente nos cursos de graduação do Centro Universitário do Vale do Rio Verde - Unincor. 

Zionel Santana, Centro Universitário do Vale do Rio Verde

Doutorado em Filosofia Professor no Programa de Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário do Vale do Rio Verde – Unincor.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Oliveira Neto, J. M. de ., & Santana, Z. . (2022). ELABORAÇÃO DE JOGOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: MINICURSO DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 137–159. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5822