JOVENS CONCLUINTES DE ENSINO MÉDIO E O MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Geraldo Leandro Rocha Silva UNINCOR
  • Zionel Santana UNINCOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4210

Palavras-chave:

Habilidades. Competências. Mercado de Trabalho. Currículo. Empregabilidade. Novo Ensino Médio.

Resumo

A globalização da educação nacional, especificamente da escola, pode ser equiparada à promoção ou um espaço de habilidades e competências que possam formar cidadãos críticos, capazes de pensar e, ainda, de se profissionalizarem; motivou-se pela tendência internacional de países que, recentemente, modificaram seus sistemas educacionais, com propostas de currículos diferenciados, não deixando de visar soluções para a sociedade do capital em situação de crise (PIOLLI; SALA, 2020). Torna-se necessário o preparo de jovens concluintes que não têm interesse ou não têm condição do ingresso ao Ensino Superior, necessitando ingressar e ser aceito pelo mercado de trabalho. De acordo com Vilhena (2019), é preciso uma aproximação do Ensino Médio, enquanto representação da educação, para que os jovens estabeleçam laços de confiança e intensifiquem sua credibilidade neste veículo enquanto projeção para o futuro e para a conquista do mercado de trabalho. O tema vem de encontro às necessidades de capital humano no mercado de trabalho, com habilidades e competências para suprir as demandas empresariais. Já se motivava pelos indícios e testagens da reforma curricular e antes da sua regulamentação de obrigatoriedade de cumprimento do cronograma proposto; ou seja, antes da Portaria nº. 521/21.A proposta deste estudo se justifica e se faz relevante pois, um currículo complementar social sugerido para profissionalização ou capacitação de jovens concluintes do Ensino Médio, por meio de desenvolvimento de habilidades e competências demandas para a melhoria de seu capital intelectual, pode representar o êxito para a empregabilidade daqueles que almejam o ingresso no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Geraldo Leandro Rocha Silva, UNINCOR

Mestrando em Gestão, Planejamento e Ensino na UNINCOR. Professor de Contabilidade na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança NOVA FAFIBE. MBA em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário pela UNINCOR, Sócio Administrador e Contador no Escritório - ROCHA ESPECIALISTA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO LTDA. Tem experiência de 25 anos na área de Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: FISCAL, TRIBUTÁRIO. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA (2012). E-mail: rocha.contabil@hotmail.com.

Zionel Santana, UNINCOR

Doutorado em Filosofia. Professor no Programa de Mestrado Planejamento e Ensino do Centro Universitário do Vale do Rio Verde- Unincor. E-mail: zionel@unincor.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Silva, G. L. R. ., & Santana, Z. . (2022). JOVENS CONCLUINTES DE ENSINO MÉDIO E O MERCADO DE TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 612–631. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4210