UBERIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL

Autores

  • Priscila Melo Brandão Faculdade São Lucas
  • Helen Ruth Ribeiro de Araújo Faculdade São Lucas
  • André Luiz de Oliveira Brum Faculdade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5512

Palavras-chave:

Uberização. Precarização da Mão de Obra. Dignidade da Pessoa Humana. Direitos Trabalhistas.

Resumo

O presente artigo, visa mostrar a precariedade do trabalho uberizado, que explodiu nos últimos anos, com o desenvolvimento tecnológico das empresas de plataformas digitais. Aqui no Brasil, esse avanço ganhou muita força em decorrência da pandemia da covid-19 que acabou gerando uma alta no desemprego, deixando assim, uma leva muito grande de desempregados. Por outro lado, essa explosão de trabalhadores em busca de um emprego informal, acabou gerando a perda de seus direitos trabalhistas, um trabalho escravo, cansativo e com uma jornada exaustiva em busca de um ganho melhor, monitorada por um algoritmo capaz de controlar seus parceiros onde quer que estejam. O que deixa ainda mais claro que os direitos desses trabalhadores estão sendo infringidos, ferindo assim, o princípio da dignidade da pessoa humana, pois essa forma de trabalho busca apenas o lucro incessante dessas empresas, e assim, deixam o trabalhador a mercê da própria sorte. O presente artigo, utilizou como método, o dialético, a técnica da pesquisa de dados foi através da pesquisa bibliográfica, visto que foi necessário o estudo de outras obras publicadas, assim como jurisprudência, legislação trabalhistas, a fim de orientar e fundamentar o presente artigo.

Biografia do Autor

Priscila Melo Brandão, Faculdade São Lucas

Acadêmica de Direito da Faculdade São Lucas. Porto Velho/RO. E-mail: priscilabrandao.cje@gmail.com.

Helen Ruth Ribeiro de Araújo, Faculdade São Lucas

Acadêmica de Direito da Faculdade São Lucas. Porto Velho/RO. E-mail: helenruth018@gmail.com.

André Luiz de Oliveira Brum, Faculdade São Lucas

Advogado. Analista Processual na Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO). Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito do Trabalho. Mestre em Psicologia. Doutorando em Direito ela Universidade Estácio de Sá.  Membro do Corpo Editorial das Revistas Saber Científico (UniSL) e Olhar Científico (FAAR). Membro Fundador e Vice-Presidente do Instituto Processual de Rondônia (IDPR). Diretor Acadêmico da Escola Superior da Advocacia do Estado de Rondônia. Mediador Certificado pelo Conselho Nacional de Justiça e ex-servidor do Tribunal de Justiça de Rondônia. Presidente do Conselho Editorial do Fórum Amazônico de Direito Processual. Professor do Centro Universitário São Lucas. Porto Velho/RO. E-mail: andreluiz_brum@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Brandão, P. M. ., Araújo, H. R. R. de ., & Brum, A. L. de O. . (2022). UBERIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 589–600. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5512