IMPORTÂNCIA DAS CHARGES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

doi.org/10.29327/4429134

Autores

  • Isete da Silva Sousa Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palavras-chave:

Charge. Ensino. Criticidade.

Resumo

Este trabalho aborda o gênero textual charge no âmbito do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Com o auxílio da charge almeja-se conseguir o desdobramento de infindas possibilidades, na prática, de um ensino aprimorado e conhecimento abrangente, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico, já que o gênero em questão expõe de forma crítica, humorística e sarcástica os mais diversos temas concernentes à sociedade. Pelo estudo de charges, utilizadas nas diversas esferas e perpassando pelo social, político, histórico e cultural, intenta-se demonstrar as suas funções, características e os recursos linguísticos responsáveis pela sua significação, fazendo o possível para incutir e aumentar, no aluno, suas capacidades linguísticas e discursivas, partindo do princípio de uma compreensão dialética e crítica da realidade atual globalizada. Diante disso, a abordagem bibliográfica foi o instrumento utilizado para contribuir para desenvolvimento deste trabalho que, dentre outros, intercala os conhecimentos fundamentados nas teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), dentre outros.

Biografia do Autor

Isete da Silva Sousa, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Licenciatura Plena  em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Com habilitação em Língua Portuguesa, Francesa e suas respectivas literaturas. Pós- graduanda em etodologia do ensino de língua portuguesa e estrangeira. E-mail: isete.luty@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Sousa, I. da S. . (2021). IMPORTÂNCIA DAS CHARGES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: doi.org/10.29327/4429134. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 13. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/487