IMPORTÂNCIA DAS CHARGES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
doi.org/10.29327/4429134
Palavras-chave:
Charge. Ensino. Criticidade.Resumo
Este trabalho aborda o gênero textual charge no âmbito do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Com o auxílio da charge almeja-se conseguir o desdobramento de infindas possibilidades, na prática, de um ensino aprimorado e conhecimento abrangente, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico, já que o gênero em questão expõe de forma crítica, humorística e sarcástica os mais diversos temas concernentes à sociedade. Pelo estudo de charges, utilizadas nas diversas esferas e perpassando pelo social, político, histórico e cultural, intenta-se demonstrar as suas funções, características e os recursos linguísticos responsáveis pela sua significação, fazendo o possível para incutir e aumentar, no aluno, suas capacidades linguísticas e discursivas, partindo do princípio de uma compreensão dialética e crítica da realidade atual globalizada. Diante disso, a abordagem bibliográfica foi o instrumento utilizado para contribuir para desenvolvimento deste trabalho que, dentre outros, intercala os conhecimentos fundamentados nas teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), dentre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY