TEATRO NA APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DE BEM-ESTAR

Autores

  • Edevaldo Maximo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Mauro de Medeiros Faculdade Católica de Uberlândia
  • Lauro Leocadio da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Robson Siqueira da Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12922

Palavras-chave:

Filosofia. Bem-estar. Ensino-aprendizagem. Teatro.

Resumo

A investigação tem o processo em discutir sobre as utilizações das técnicas teatrais para práxis no ensino-aprendizagem de filosofia para estudantes com necessidade especial nas escolas públicas com a perspectiva de bem-estar alinhado a criticidade. Para tanto, o objetivo em refletir sobre o ensino-aprendizagem para o bem-estar na disciplina de filosofia pelas técnicas teatrais. E compreender o ensino-aprendizagem de Filosofia na técnica teatral para qualidade de vida; relacionar o ensino-aprendizagem de filosofia no contexto social com o teatro e trazer à reflexão de uma sequência de exercícios físicos que podem proporcionar uma qualidade de vida nas aulas de Filosofia com as técnicas Teatrais. Pois, são nessas relações sociais, na cooperação e na integração que o ambiente escolar proporciona a mediação do professor para contribuir no aprendizado eficaz na vida do estudante. As relações entre local educacional, estudantes, professores, gestores e a comunidade escolar, são de suma importância para a construção de conhecimentos. Nesse caso, o entrelaçamento do conhecimento das tecnologias teatrais no ambiente escolar torna-se a chave para a qualidade de vida e aprendizagem dos estudantes das escolas públicas para o bem-estar e a formação no contexto social, bem como desenvolvendo o sentido crítico, buscando os seus direitos e aplicando os seus deveres. Sendo assim, as técnicas teatrais no ensino de Filosofia com a perspectiva na formação de conhecimento e qualidade de vida contribuem para que o estudante busque a criticidade no mundo e no contexto social em que ele está inserido. Como metodologia utilizou-se procedimentos exploratórios, qualitativos e pesquisas bibliográficas em torno dos temas.

Biografia do Autor

Edevaldo Maximo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Mestrando em Educação profissional e tecnológica - ProfEPT- IFMT Especialização Educação Especial Inclusiva - UNIMAIS; Graduação licenciatura em Filosofia – UNINTER; Graduação licenciatura em Educação Física - ISEED; Graduação bacharel em Educação Física - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Mauro de Medeiros, Faculdade Católica de Uberlândia

Filosofia — Faculdade Católica de Uberlândia Pós: Docência no Ensino Superior: Faculdade Católica de Uberlândia.

Lauro Leocadio da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutor em Física Ambiental (UFMT), PROFEPT/IFMT.

Robson Siqueira da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Mestrado em Educação profissional e tecnológica - ProfEPT- IFMT, Graduado em Educação Física pela UFMT. 

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Silva, E. M. da, Medeiros, M. de, Rosa, L. L. da, & Cunha, R. S. da. (2024). TEATRO NA APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DE BEM-ESTAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 476–490. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12922