ANÁLISE DE PROJETOS DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Flávia Silva de Almeida
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UNIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2415

Palavras-chave:

Projetos. Meio ambiente. Escola.

Resumo

No trabalho abordado foi realizado a análise de projetos que envolvem a questão do meio ambiente com o objetivo de obter o conhecimento científico e a melhoria do ensino aprendizagem no ambiente escolar, bem como a capacidade de torna-se um cidadão crítico nas escolhas previstas e no âmbito do protagonismo do aluno que se compromete com o trabalho em questão, principalmente em tempos de globalização é percebido a necessidade de qualidade no ensino aprendizagem no contexto escolar. O objetivo específico é planejar e executar os projetos interdisciplinares na escola; estimular os educandos na participação dos projetos elaborados para construção dos seus saberes: éticos, estéticos e políticos, e envolver os participantes dos projetos no desenvolvimento da própria criticidade sobre o assunto abordado. A partir do objetivo geral e específicos surge a justificativa do trabalho, pois algumas escolas planejam projetos interdisciplinares durante a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), por outro lado poucas escolas que constroem o planejamento no PPP não os executam. As problemáticas do trabalho desenvolvido são sobre “Como tem sido realizado os projetos do meio ambiente na escola?”. “Qual a necessidade de ter conhecimento e mudança da postura dos professores em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável? Dentre as hipóteses que foram observadas são: Os conteúdos são prioridades no cotidiano dos docentes, não havendo um espaço de tempo para aplicação de projetos, além do calendário de provas, existe projetos e provas externas pré-existentes nas escolas públicas que tomam bastante tempo não possibilitando a prática do mesmo. A metodologia tem um itinerário de revisão sistematizado da literatura, na qual serviu de referências para buscas nos sites de teses e dissertações, bem como publicação em revistas, jornais, a fim de buscar alternativas de projetos eficazes ou não para o meio ambiente em meio ao contexto vivido. O presente trabalho se baseou nos seguintes autores: O uso de projetos na escola tem como finalidade trazer a realidade para o âmago da sala de aula, com o objetivo da aprendizagem”, (SANTANNA, 2014, p. 30), e BARBA (2016) afirma que o estudo sobre meio ambiente na escola é recente e pouco visto, uma vez que é considerado pelo autor como “déficit de natureza. Os projetos são um instrumento de grande valia no meio escolar.

Biografia do Autor

Flávia Silva de Almeida

Graduada em letras, especialização em lingüística e ensino da língua portuguesa, atua como professora de língua portuguesa na prefeitura do Recife.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UNIBRA

Alpha Faculdade e Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA, Brasil, email: gusmao.diogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Almeida, F. S. de ., & Coutinho, D. J. G. . . (2021). ANÁLISE DE PROJETOS DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 523–534. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2415

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>