INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A SÍNDROME DE CHARGE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17331Palavras-chave:
Processo educativo. Relações colaborativas. Ações intervencionistas.Resumo
O presente artigo discute o processo inclusivo de um estudante com Síndrome de Charge na escola comum, apresentando as experiências da escola frente este contexto. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, e um relato de experiência, do caminho que se percorre para compreender e incluir o estudante com Síndrome de Charge nas salas de ensino regular. Tem como objetivo, refletir sobre o processo inclusivo e as especificidades da Síndrome de Charge; evidenciar as características da pessoa com a respectiva síndrome, fomentando a necessidade de adaptações pedagógicas para a inclusão escolar do estudante. Diante da abordagem, escolheu-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com estudo de caso que nos auxilia a argumentar os resultados do estudo por meio de análise e percepções. O artigo está organizado em três subtemas, primeiro: conceituação da Síndrome de Charge, segundo: relato de experiência e terceiro: a importância da adaptação do ensino por meio das relações colaborativas. Os dados evidenciam que ainda é necessário realizar estudos sobre a temática, de modo, que os educadores possam ampliar as aprendizagens e conseguir planejar e implementar ações intervencionistas para melhor desenvolver as habilidades e competências desses estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY