INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A SÍNDROME DE CHARGE

Autores

  • Iolanda Silva de Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17331

Palavras-chave:

Processo educativo. Relações colaborativas. Ações intervencionistas.

Resumo

O presente artigo discute o processo inclusivo de um estudante com Síndrome de Charge na escola comum, apresentando as experiências da escola frente este contexto.  Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, e um relato de experiência, do caminho que se percorre para compreender e incluir o estudante com Síndrome de Charge nas salas de ensino regular. Tem como objetivo, refletir sobre o processo inclusivo e as especificidades da Síndrome de Charge; evidenciar as características da pessoa com a respectiva síndrome, fomentando a necessidade de adaptações pedagógicas para a inclusão escolar do estudante. Diante da abordagem, escolheu-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com estudo de caso que nos auxilia a argumentar os resultados do estudo por meio de análise e percepções. O artigo está organizado em três subtemas, primeiro: conceituação da Síndrome de Charge, segundo: relato de experiência e terceiro: a importância da adaptação do ensino por meio das relações colaborativas. Os dados evidenciam que ainda é necessário realizar estudos sobre a temática, de modo, que os educadores possam ampliar as aprendizagens e conseguir planejar e implementar ações intervencionistas para melhor desenvolver as habilidades e competências desses estudantes. 

 

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Biografia do Autor

Iolanda Silva de Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil, Educação Especial e Inclusão.

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

Araújo, I. S. de. (2025). INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A SÍNDROME DE CHARGE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 893–902. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17331