AUTISMO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DA PSICOPEDAGOGIA
doi.org/10.29327/4429366
Palavras-chave:
Autismo. Inclusão. Psicopedagogia.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo discutir a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o papel do psicopedagogo diante desse processo, além disso busca elencar algumas estratégias que propiciem o desenvolvimento escolar de crianças com autismo. A metodologia escolhida para a elaboração dessa pesquisa foi a bibliográfica, através do método qualitativo. Durante a pesquisa confirmou-se a importância da prática psicopedagógica, não só para o processo de inclusão escolar, como para oportunizar ao aluno com TEA o desenvolvimento socioafetivo, psicomotor e cognitivo. A base teórica confirmou a necessidade de consolidar ainda mais legislações, diretrizes e ações para fortalecer a construção da inclusão escolar. Como suporte na garantia da inclusão da criança com TEA, o trabalho psicopedagógico mostrou-se eficaz e, mais que isso, necessário, pois é um trabalho que ultrapassa os muros da escola, já que, além dar suporte pedagógico ao professor titular da turma, também orienta as famílias do educando, para que possam contribuir com o processo de aprendizagem mais efetiva. Esse estudo traz não somente conceitos de inclusão ou do próprio autismo, mas propõe um novo pensar da sociedade e escola no que diz respeito as práticas pedagógicas de inclusão da criança com TEA.
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