O USO DA INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.4777Palavras-chave:
Ensino – Aprendizagem. Tecnologia da Comunicação e Informação. Internet.Resumo
O processo de ensino-aprendizagem vem sendo influenciado na contemporaneidade pelo advento de novas tecnologias, as quais colaboram para a ampliação do conhecimento do aluno, bem como possibilita a ampliação das didáticas pedagógicas do professor, facilitando o processo da construção do conhecimento. No tocante da tecnologia enquanto ferramenta auxiliadora do processo de ensino – aprendizagem, pode-se citar a Internet, um sistema global de comunicação que permite a troca de informações, recursos e serviços. Nesse sentido, é objetivo deste estudo reflexionar sobre a importância do uso da Internet na prática pedagógica. Em termos metodológicos, expõe-se que este estudo se desenvolverá por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória seguindo um caráter qualitativo para análise das bibliografias científicas que tratam sobre a temática. Para critério de inclusão das referências bibliográficas utilizadas para este estudo, levou-se em conta o fato de que estas devessem abordar os objetivos pretendidos neste estudo. Destaca-se que foram enfatizadas publicações mais atuais, no entanto, esclarece-se que publicações mais antigas não foram excluídas de análise, uma vez que, continham conteúdo adequado para o cumprimento dos objetivos propostos. Ao fim, pode-se compreender que a Internet insere-se como uma inovação da prática do ensino permitindo assim a construção de novas possibilidades de conhecimento e do saber, rompendo de forma paradigmática com a maneira tradicional de ensinar e aprender e com os impasses da prática pedagógica ultrapassada, trazendo novas possibilidades reflexivas e de problematização da ação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY