A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FILOSOFIA PAUTADA NA EPISTEMI DIALÉTICA DO SABER

Autores

  • Leonardo Moraes Armesto UNIESP
  • Thabata Roberto Alonso Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3064

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino-Aprendizagem. Dialética. Epistemologia. Saberes..

Resumo

O ensino de filosofia é produto de uma série de discussões que alcançam os mais variados âmbitos da sociedade, à medida que instiga a procura por uma forma de enquadrar uma condição filosófica que subsidie o ambiente e a forma a qual vivemos. Em linhas gerais, se por alguns a compreensão de aspectos da filosofia são imprescindíveis para a noção de mundo e de relações entre pares ou entre ser humano e meio, para outros (equivocadamente) é percebida como uma forma deturpada de inteligência e mostra de cidadania. Essa última visão configura a filosofia como disciplina curricular e padrão de vida, de maneira banalizada e pouco utilitária em uma desconsiderada abordagem mais reflexiva da vida. Para tal, este estudo intui-se a analisar desafios e fragmentadores do cotidiano, onde o acelerado modo de vida capital e urbano, tanto quanto a fixação dos padrões de consumo são representativos no que tange o pouco tempo de dedicação à conhecer e permitir-se desbravar a idéia do uso filosófico.

Biografia do Autor

Leonardo Moraes Armesto, UNIESP

Mestrado em Bioengenharia pela UNIESP-Universidade Brasil, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios na instituição de ensino Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Pós-Graduação "Extensão" em Ene Renováveis, pela Politécnica Universidad de Madrid e em Astrofísica pela Universidade de Santa Catarina. Especialista em Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis. Especialização em Filosofia e História da Ciência, bem como em Ensino de Astronomia. Desenvolve pesquisas da área sustentável, física aplicada, biotecnologia, neurociência e educação. Empresário, Palestrante, Assessor e Consultor em assuntos de planejamento estratégico, além de desenvolver manuais institucionais técnicos corporativos e engajamento em empresas do terceiro setor. E-mail: engenheiro.larmesto@gmail.com.

Thabata Roberto Alonso, Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada

Professora em cursos de graduação e pós-graduação no modelo semi-presencial e 100% EaD. Mentora na Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada. Formação pedagógica em química pela Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolveu como co-autora o projeto de pesquisa na tipologia de ensaio clínico duplo-cego randomizado na Universidade do Algarve em Portugal em parceria com o Hospital Particular do Algarve e a Universidade Federal de São Paulo, publicado em revista institucional em 2016. Professora de farmacologia na escola técnica Skinline (2018 até o presente). Especialização na modalidade Residência Multiprofissional na área de Farmácia Hospitalar e Clínica pela Universidade Federal de São Paulo e estágio internacional na Universidade do Algarve - Farmácia do Hospital Particular do Algarve. (2014 - 2016) Atuou com farmácia clínica em Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Traumato-Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Santos-SP. Especialização na modalidade extensão de Gestão Financeira. Especialização na modalidade MBA em Auditoria e Faturamento de Farmácia Hospitalar e Medicamentos. Aprimoramento profissional em Vigilância Sanitária e Saúde Pública no Instituto Adolfo Lutz. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Santa Cecília. E-mail: thabata.farma@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/11/2021

Como Citar

Armesto, L. M. ., & Alonso, T. R. . (2021). A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FILOSOFIA PAUTADA NA EPISTEMI DIALÉTICA DO SABER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 149–158. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3064

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)