ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7251Palavras-chave:
Educação. Empirismo. Psicopedagogia.Resumo
Este artigo apresenta uma perspectiva de análise epistemológica para a compreensão dos processos de aprendizagem operacional e formação humana nas modernas organizações produtivas e de serviços e, a partir de uma fundamentação meteóricas construtivista, examina a validade destes para melhorar a ação que seus membros realizam para alcançar suas metas e objetivos. Ao mesmo tempo, questiona a forma atual de formação voltada para a lógica técnica instrumental baseada em uma epistemologia pedagógica lógico-empirista. No caso de uma proposta de design para um modelo socioeducativo conforme o exposto, ele se introduz necessariamente no desenvolvimento de conversas em torno do conhecimento e das formas de adquiri-lo, tema que no atual desenvolvimento da filosofia da ação comunicativa e da as ciências cognitivas ativas são objeto de discrepâncias e controvérsias no campo da pedagogia. Por isso, a justificativa para o desenho de um modelo inevitavelmente nos leva a entrar na perspectiva epistemológica que lhe dá fundamento. Desta forma, o referencial teórico será uma tentativa de estabelecer qual é a posição epistemológica construtivista que desenvolveremos na compreensão do processo de aprendizagem organizacional, para situar o artigo no contexto de uma investigação psicopedagógico. Por fim, são propostos uma proposta metodológica e um procedimento de pesquisa derivados da abordagem epistemológica construtivista e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY