ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Carolina Alves Fé Em Deus INVEST -FAC
  • Dilmara Pereira de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Grasiele Camapum FATEC
  • Jamila Danielle Centurião Unic

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11706

Palavras-chave:

Educação. Empirismo. Psicopedagogia.

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva de análise epistemológica para a compreensão dos processos de aprendizagem operacional e formação humana nas modernas organizações produtivas e de serviços e, a partir de uma fundamentação meteóricas construtivista, examina a validade destes para melhorar a ação que seus membros realizam para alcançar suas metas e objetivos. Ao mesmo tempo, questiona a forma atual de formação voltada para a lógica técnica instrumental baseada em uma epistemologia pedagógica lógico-empirista. No caso de uma proposta de design para um modelo socioeducativo conforme o exposto, ele se introduz necessariamente no desenvolvimento de conversas em torno do conhecimento e das formas de adquiri-lo, tema que no atual desenvolvimento da filosofia da ação comunicativa e da as ciências cognitivas ativas são objeto de discrepâncias e controvérsias no campo da pedagogia. Por isso, a justificativa para o desenho de um modelo inevitavelmente nos leva a entrar na perspectiva epistemológica que lhe dá fundamento.  Desta forma o referencial teórico será uma tentativa de estabelecer qual é a posição epistemológica construtivista que desenvolveremos na compreensão do processo de aprendizagem organizacional, para situar o artigo no contexto de uma investigação psicopedagógico.  Por fim, são propostos uma proposta metodológica e um procedimento de pesquisa derivados da abordagem epistemológica construtivista e social.

Biografia do Autor

Carolina Alves Fé Em Deus, INVEST -FAC

Graduação em Teologia, Sistema Vinha de Ensino -Goiânia. Graduação em Pedagogia, Faculdade Evangélica do Piauí, Cuiabá. Especialista em Educação Infantil-INVEST -FAC. Ciência e Tecnologia Cuiabá.

Dilmara Pereira de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em pedagogia, Universidade-UNIC. Especialista em educação infantil, Especialista em psicopedagogia clínica, Universidade UNIC.  Licenciatura História Universidade Federal de Mato Grosso.

Grasiele Camapum, FATEC

Pós-graduação   em   Educação   infantil-FATEC. Graduação em   pedagogia pela UNIC.

Jamila Danielle Centurião, Unic

Licenciatura  plena em Pedagogia. Promovida pela Unic.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Deus, C. A. F. E., Almeida, D. P. de, Camapum, G., & Centurião, J. D. (2023). ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 1239–1254. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11706