ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Autores

  • Fernando da Costa Ribeiro Universidade do Estado do Amapá-UEAP
  • Shirley dos Santos Silva Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.942

Palavras-chave:

Psicopedagogia clínica. Avaliação diagnóstica.

Resumo

Nesta pesquisa considera-se a psicopedagogia clínica com o seu enfoque interdisciplinar (pedagogia, psicanálise, psicologia, epistemologia, linguística e a neuropsicologia) com o campo de atuação focado os problemas no processo de processo de aprendizagem humana com a finalidade de identificar os problemas com fins de intervenção na aplicação de métodos que possam amenizar ou superar os obstáculos que impedem o desenvolvimento da aprendizagem. Com isto questiona-se como o estágio supervisionado contribui com a formação e prática do psicopedagogo formado em curso na modalidade de educação a distância? Para responder a este questionamento tem-se como objetivo geral a analise das contribuições do estágio supervisionado na formação dos psicopedagogos clínicos em curso realizado na modalidade de educação a distância, e, como objetivos específicos, a apresentação das experiências e das aprendizagens adquiridas no processo de avaliação diagnóstica no decorrer do estágio além do proporcionar revisão e atualização da literatura pertinente ao cenário. Adota-se uma metodologia de revisão de literatura, de cunho documental, histórico, qualitativo e descritivo. Por fim, registra-se a percepção de que tanto a EA quanto a Psicopedagogia preocupam-se com as aprendizagens significativas e que favorecem as transformações de pensamento, autonomia, criticidade, criatividade e contribuir para uma nova forma de pensar, sentir e agir ao tempo em que recomenda-se atuações dos profissionais destas áreas trabalhem na perspectiva da aprendizagem significativa como prática escolar cotidiana, inserindo a dimensão da EA no currículo escolar de forma interdisciplinar.

 

 

Biografia do Autor

Fernando da Costa Ribeiro, Universidade do Estado do Amapá-UEAP

Doutor, Mestre, especialista em Educação, especialista em Psicopedagogia, Pedagogo e Professor.
Atua com ensino, pesquisa e extensão, na Universidade do Estado do Amapá-UEAP.
Contatos:  ecofernando@uol.com.br.

Shirley dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre -UFPA e Especialista em Educação, especialista em Psicopedagogia e Pedagoga.
Atua como professora na Rede de Ensino do Estado do Amapá, na Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra. Contatos:  2017.shirleyss@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Ribeiro, . F. da C. ., & Silva, S. dos S. . (2021). ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 39–54. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.942

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.