Integralização da extensão nos currículos da UEAP / Organizado por Fernando da Costa Ribeiro. -- Macapá: UEAP, 2020.

doi.org/10.29327/531099

Autores

  • Fernando da Costa Ribeiro Universidade do Estado do Amapá -UEAP

Palavras-chave:

1. Educação - currículo. 2. Unidades Curriculares de Extensão – UCEX. 3. Extensão universitária. I. Ribeiro, Fernando da Costa. II. Santos, Kátia Paulino dos. III. Videira, Marcela Nunes. IV. Monteiro, Márcio Moreira. V. Andrade, Marcelo Silva. VI. Gomes, Raimunda Kelly Silva. VII. Silva, Gabriel Araújo da. VIII. Título.

Resumo

                                                                                                                        APRESENTAÇÃO

 

Essa cartilha e o resultado dos esforços desprendidos pela Pró-reitora de Extensão (PROEXT), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Reitoria da Universidade do Estado do Amapá {UEAP), que se empenharam em elaborar, discutir e aprovar no CONSU/UEAP, os instrumentos norteadores e estruturantes desse documento, a saber:

A Resolução 358/2019 que dispõe sobre a Política de Extensão, a Resolução n° 360/2019 que Regulamenta a integralização das atividades de extensão nos cursos de graduação, a Instrução Normativa Nº 001/2019-Gab/UEAP que estabelece normas complementares para a integralização da creditação da extensão nos cursos de graduação da UEAP. Destaca-se também o Guia de creditação da extensão universitária nos cursos de graduação da UEAP (organizado a partir da dedicação das professoras Danielle Dias da Costa, Janaína Freitas Calado e Raimunda Kelly Silva Gomes). 

  A PROEXT e a PROGRAD são responsáveis pela institucionalização da integralização da creditação da extensão universitária nos currículos da UEAP, entretanto, toda comunidade acadêmica deve estar consciente do dever e do compromisso de introduzir as mudanças de paradigma que permitirão a inserção das atividades extensionistas nas matrizes curriculares nos cursos de graduação. 

Esse recurso instrucional de estudo e consulta permanente está previsto nos Planos de Desenvolvimentos Institucionais (PDIs), nos Projetos Políticos Institucionais (PPIs) das entidades educacionais, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos demais documentos normativos próprios; presente também na Resolução CNE/CES n.º 7/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão Universitária da Educação Superior.

Biografia do Autor

Fernando da Costa Ribeiro, Universidade do Estado do Amapá -UEAP

Licenciado Pleno em Ciências Agrícolas(UFRRJ), Licenciado em Matemática(UNIFAP) e Licenciado em Pedagogia(UNIP). Cursou Especialização em Metodologia do Ensino Superior em 1993(FISS-RJ) e Especialização em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental em 1998(NAEA-UFPA). Mestrado em Educação em 2005(UAA-PY).Doutorado em Educação(UJEN-ES e UAA-PY), Tese defendida em 07/2010. Revalidado como Equivalente ao Curso de Doutorado em Educação da UNB, processo n° 23106.001662/2012-45. Conselheiro da Secretaria de Educação do Amapá-SEED no Conselho Estadual do Meio Ambiente/AP-COEMA , 1995 a 2002. Implantou e Implementou a Divisão de Educação Ambiental da SEED. Coordenou a criação do Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque do Amapá de 1996 a 2002. Painelista convidado pelo MEC para participar do I Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação-Formação de Professores. Pesquisador do I Encontro Regional de Educação Ambiental-EA, polo Amapá-Pará sob o Projeto "Levantamento-Diagnóstico das Experiências de EA na Região Amazônica, realizado pelo WWF Brasil. Delegado eleito da I Confência Nacional das Cidades realizada pelo Ministério das Cidades. Facilitador convidado pelo MMA para participar da 1ª Coferência Nacional do Meio Ambiente. Membro da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Instituto Ecológico Amigos em Ação. Certificado de Honra ao Mérito da Comissão de avaliação do Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP por obter a melhor avaliação entre os Docentes em 2009. Palestrante no Encontro Nacional das Secretarias de Educação com o tema EA e Currículo realizado pelo MEC. Membro atuante do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Município de Macapá e da Comissão Interinstitucional de EA/Amapá. Estuda e Pesquisa a Temática Meio Ambiente e Currículo na Amazônia a mais de 20 anos, tendo ajudado a construir vários Instrumentos Norteadores e Estruturantes das Políticas Públicas no Estado do Amapá. Foi Pró-Reitor de Extensão, Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Vice-Reitor e Reitor da Universidade do Estado do Amapá-UEAP. Atualmente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na UEAP. E-mail:ecofernando@uol.com.br.

Downloads

Publicado

12/03/2021

Como Citar

Ribeiro, F. da C. . (2021). Integralização da extensão nos currículos da UEAP / Organizado por Fernando da Costa Ribeiro. -- Macapá: UEAP, 2020. : doi.org/10.29327/531099. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 38. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/674

Edição

Seção

E-books

Categorias