UMA CARTILHA PARA ESTRUTURAÇÃO DE OFICINA PEDAGÓGICA

Autores

  • Fernando da Costa Ribeiro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Shirley dos Santos Silva Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/918

Resumo

Essa cartilha nasceu em decorrência da vivência e conhecimento prático dos docentes (autores), bem como da necessidade de criar estratégias metodológicas que possam contribuir no processo educativo, diante das dificuldades em promover uma ação dialética ordenada pela interação entre teoria e prática.

Diante dessa realidade, resolvemos criar uma “Oficina Pedagógica para docentes em formação: concepção de jogos educativos para alunos com dislexia”. A partir dessa experiência pedagógica elaboramos a presente cartilha que tem como objetivo orientar para a execução de oficinas no contexto educacional.

Esse material educativo traz sugestões, estratégias teóricas-práticas, metodológicas, e dinâmicas para organizar e planejar oficinas, na perspectiva de partilhar saberes, experiências e reflexões, baseados em um trabalho realizado como educadores há mais de vinte anos em escolas públicas. 

Está organizado em doze unidades a saber: a primeira apresenta a descrição conceitual de oficina pedagógica; na segunda se encontram as caraterísticas fundamentais de uma oficina; a terceira mostra sugestões para estruturar uma oficina pedagógica, descrevendo cada etapa do planejamento; a quarta traz dicas para organizar a oficina dando ênfase a detalhes importantes que não podem ser esquecidos no momento do planejamento, como materiais, dinâmicas e organização do ambiente; na quinta parte encontra-se o perfil do mediador da oficina; na sexta parte apresenta as técnicas ativas para o desenvolvimento da oficina pedagógica; a sétima parte apresenta sugestões de aporte teórico sobre oficina pedagógica; a oitava parte descreve sugestões de planejamento de oficina; a nona parte ressalta sugestões de materiais básicos para realização de uma oficina pedagógica; a décima parte destaca exemplo de roteiro de execução já testado; a décima primeira unidade refere-se a sugestões de dinâmica de grupo; a décima segunda unidade, aborda o perfil do mediador da oficina; a décima terceira unidade finalmente, os autores apresentam o exemplo de uma oficina de matemática na perspectiva da Educação Ambiental, com abordagem voltada para aproveitamento dos recursos da natureza.

 

Biografia do Autor

Fernando da Costa Ribeiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor(UAA/UNB), Mestre(UAA/UJAEN-ES), especialista em Educação(NAEA/UFPA). Pedagogo(UNIP) e Professor(UFRRJ). E-mail: ecofernando@uol.com.br.

Shirley dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra(UFPA) e Especialista em Educação(UEPA), Pedagoga(UEPA). E-mail 2017.E-mail: shirleyss@gmail.com 

Downloads

Publicado

27/04/2021

Como Citar

Ribeiro, F. da C. ., & Silva, S. dos S. . (2021). UMA CARTILHA PARA ESTRUTURAÇÃO DE OFICINA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 04–40. https://doi.org/10.51891/918

Edição

Seção

E-books

Categorias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.