EDUCAÇÃO: O LABOR PEDAGÓGICO EM TEMPOS DESAFIADORES

Autores

  • Ana Paula Moreira luz UNINTER
  • Laura Cristina Lima Pinheiro Instituto Cuiabano de Educação
  • Maria Luzinalva de Moraes Pais INSTITUTO CUIABANO DE EDUCACAO IPES
  • Marinir de Assunção Peixoto Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Keila Pereira de Assis Goes Faculdade Intervale
  • Sandra Mara Mendonca Maruyama Faculdade de Educacao de Tangara da Serra em Educacao Especial

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Desenvolvimento ensino aprendizagem. Processo de Alfabetização e Letramento. Contexto escolar.

Resumo

A contemporaneidade clama aos indivíduos, uma nova dinâmica impetrada pelas relações pautadas no tempo digital, que submerge uma nova teia relacional entre os sujeitos com os seus pares, e os sujeitos com a realidade ao qual está inserido.

No lide diário dos docentes, essa dinâmica se apresenta com tintas mais carregadas, visto que, a atualidade educacional expõe um hiato próprio da IV revolução industrial e tecnológica que tem impetrado dos educadores um engajamento, vislumbrado pelo ilustríssimo professor José Moran a partir da Educação do Futuro.

Essa perspectiva pedagógica no orbe da Educação 4.0 tem impetrado aos professores um cenário desafiador pautado na ‘multifacialidade’ do espaço digital que diante do tradicionalismo da educação formal cede o lugar histórico para uma aprendizagem centrada na experimentação. Assim, o ambiente que se desenhará apresenta um lócus educacional eminentemente acolhedor, de confiança e criativo para as experimentações das diversas realidades pelos indivíduos, sem perder de vista uma educação ominilateral.

Parafraseando, Mitchel Resnick, o fazer é uma das grandes ferramentas para o sentir, e dar significado a aprendizagem no futuro.

Ante apresentação, desejo uma profícua leitura para tod@s!

As autoras,

Biografia do Autor

Ana Paula Moreira luz, UNINTER

Graduação: Licenciada  Educação Artística e Música. Ano 2003. Promovida  pela Faculdade Universidade Federal de  Mato Grosso UFMT.  Especialista em Metodologia do Ensino da Arte a. Ano 2010. Promovida pela Universidade Centro Universitário  internacional UNINTER. E-mail:  paulinhaanapaula519@gmail.com

Laura Cristina Lima Pinheiro, Instituto Cuiabano de Educação

Graduação/Licenciada em Pedagogia,ano 2010.Promovida pela Instituto Cuiabano de Educação. Pos-Graduação lato sensu em educação infantil no ano de 2011. Promovida pela instituto Cuiabano de Educação. E-mai: lima22574@gmail.com

Maria Luzinalva de Moraes Pais, INSTITUTO CUIABANO DE EDUCACAO IPES

Graduação/licenciada em  pedagogia, ano 2017.  Promovido pelo- INSTITUTO CUIABANO DE EDUCACAO IPES _POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, ANO 2018. INSTITUTO CUIABANO DE EDUCACAO IPES.E-mail: Luzinalva.moraes2015@gmail.com

Marinir de Assunção Peixoto, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

GRADUAÇÃO/ Licenciada em Pedagogia, ano 2015. Promovida pela Universidade Anhanguera -Uniderp. PÓS -GRADUAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil, ano 2021. Promovida pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. E-mail: Marinir_peixoto@homail.com

Keila Pereira de Assis Goes, Faculdade Intervale

GRADUAÇÃO/ Licencidada em Pedagogia, para Educação Infantil.  Ano de 2019. Promovida pela Universidade Pitágoras Unopar PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil. Ano 2022. Promovida pela Faculdade Intervale. aliek.goes@yahoo.com.br

Sandra Mara Mendonca Maruyama, Faculdade de Educacao de Tangara da Serra em Educacao Especial

Licenciada e Graduacao/ licenciada em pedagogia , ano 1965 Pela Universidade Anhanguera - Uniderp MS -Pos - Graduacao Instituto Pan Americano Promovida pela Faculdade de Educacao de Tangara da Serra em Educacao Especial no ano 2015 . Uniserra maruyyaama @hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-09-06

Como Citar

luz, A. P. M. ., Pinheiro, L. C. L. ., Pais, M. L. de M. ., Peixoto, M. de A. ., Goes, K. P. de A. ., & Maruyama, S. M. M. . (2022). EDUCAÇÃO: O LABOR PEDAGÓGICO EM TEMPOS DESAFIADORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–120. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6709

Edição

Seção

E-books

Categorias