FAMILY AND DISABILITY

Autores

  • Adriana Rios Moreira Centro universitário de Várzea Grande- Univag
  • Iapissara dos Santos Silva Mendes instituto Cuiabano de Educação
  • Laura Cristina Lima Pinheiro Faculdade Educacional da Lapa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6928

Palavras-chave:

Affectivity. Builds. Learning.

Resumo

A inclusão da política de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, não se limita apenas aos restos físicos desses alunos juntamente com os demais alunos, mas é a necessidade de rever conceitos e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades. Atualmente, nos deparamos com novos paradigmas que estão mudando as representações sociais em torno das pessoas sem deficiência e mostrando que elas podem ser participativas e capacitadas, desde que sejam propiciadas condições, respeito e valorização de suas diferenças e sejam oferecidas oportunidades. para ambos a proposta de inclusão da sociedade contém, implicitamente, a ideia de mobilizar os diversos grupos sociais na busca do bem-estar. No entanto, são necessárias transformações intrínsecas, rompendo barreiras cristalizadas e excluídas, tornando-se sujeitos de sua própria história. nesta perspectiva deve-se aceitar a ideia de valorização e respeito pela diversidade humana, onde a desigualdade e todas as formas de exclusão sejam repudiadas garantindo a todos o acesso aos bens e serviços da vida social. O papel da educação é de fundamental importância, pois são destacados e contratados o compromisso da escola com todos e para todos.

Biografia do Autor

Adriana Rios Moreira, Centro universitário de Várzea Grande- Univag

Graduação: licenciatura plena em pedagogia ano 2013, Centro universitário de Várzea Grande (Univag). Estudante de pós-graduação em: psicopedagogia clínica, institucional e educação especial

Iapissara dos Santos Silva Mendes, instituto Cuiabano de Educação

Graduação/Licenciada em Pedagogia,ano 2010.Promovida pela Instituto Cuiabano de Educação. Pós-graduação lato sensu em educação infantil no ano de 2011. Promovida pelo instituto Cuiabano de Educação. E-mail: lima22574@gmail.com

Laura Cristina Lima Pinheiro, Faculdade Educacional da Lapa

Licenciatura plena em Pedagogia. Promovida pela Fael/ Faculdade Educacional da Lapa. Ano 2017. E-mail: yapyyapissara@gmail.com

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Moreira, A. R. ., Mendes, I. dos S. S. ., & Pinheiro, L. C. L. . (2022). FAMILY AND DISABILITY. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1014–1024. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6928