PSICOPEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Antonio Cesar Aielo UNIARA
  • Fabrício Augusto Correia da Silva UNIFESP
  • Emerson Aparecido Augusto UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19252

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Tecnologias Educacionais. TDICs. Inclusão Digital. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo analisa como a psicopedagogia pode integrar tecnologias educacionais para aprimorar o processo de aprendizagem. Inicialmente, discute os benefícios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), que promovem uma educação mais dinâmica e inclusiva. Em seguida, identifica práticas psicopedagógicas eficazes, como o uso de softwares educacionais e tecnologias assistivas, além de estratégias para a formação de educadores no uso ético e reflexivo dessas ferramentas. O estudo ressalta os desafios, como desigualdades de acesso e a necessidade de capacitação docente, propondo soluções para superar essas barreiras. Conclui-se que o psicopedagogo desempenha um papel essencial na mediação entre tecnologia e educação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e autônomos, preparados para os desafios da sociedade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cesar Aielo, UNIARA

Mestre em Educação pela Universidade de Araraquara – UNIARA, Professor na Etec Anna de Oliveira Ferraz.

Fabrício Augusto Correia da Silva, UNIFESP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Professor de Educação Básica I junto à Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP.

Emerson Aparecido Augusto, UFSCAR

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCAR e Mestre em Educação pela Universidade de Araraquara – UNIARA, Professor na Etec Anna de Oliveira Ferraz.

 

 

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Aielo, A. C., Silva, F. A. C. da, & Augusto, E. A. (2025). PSICOPEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3634–3644. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19252