PSICOPEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19252Palavras-chave:
Psicopedagogia. Tecnologias Educacionais. TDICs. Inclusão Digital. Aprendizagem.Resumo
Este artigo analisa como a psicopedagogia pode integrar tecnologias educacionais para aprimorar o processo de aprendizagem. Inicialmente, discute os benefícios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), que promovem uma educação mais dinâmica e inclusiva. Em seguida, identifica práticas psicopedagógicas eficazes, como o uso de softwares educacionais e tecnologias assistivas, além de estratégias para a formação de educadores no uso ético e reflexivo dessas ferramentas. O estudo ressalta os desafios, como desigualdades de acesso e a necessidade de capacitação docente, propondo soluções para superar essas barreiras. Conclui-se que o psicopedagogo desempenha um papel essencial na mediação entre tecnologia e educação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e autônomos, preparados para os desafios da sociedade digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY