A EDUCAÇÃO MENOR E A OFICINA DE CONCEITOS A PARTIR DA LEITURA DE SILVIO GALLO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1235Palavras-chave:
Ensino de filosofia; Metodologia de ensino de filosofia; Oficina de conceitos.Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia de ensino de filosofia proposta por Silvio Gallo, a oficina de conceitos. Essa metodologia se difere das outras porque realiza, a partir da pedagogia do conceito proposta por Deleuze, a rejeição de qualquer método que se pauteie unicamente na recognição. Para isso faremos uma breve análise a crítica de Silvio Gallo a partir dos moldes do ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Após essa análise e diagnóstico, apresentaremos a ideia da filosofia como criação de conceitos e suas consequências para a relação entre o ensino e a aprendizagem, e o papel do professor na aula de filosofia. Em seguida, apresentaremos os quatro passos para a aula de filosofia proposto por Silvio Gallo. Por fim, concluiremos que tal proposta permite uma experiência filosófica que torna a filosofia um fim em si mesma e não apenas um meio para a prática cidadã.
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