A EDUCAÇÃO MENOR E A OFICINA DE CONCEITOS A PARTIR DA LEITURA DE SILVIO GALLO

Autores

  • Bárbara de Almeida Hoffmann Rocha Loures Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1235

Palavras-chave:

Ensino de filosofia; Metodologia de ensino de filosofia; Oficina de conceitos.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia de ensino de filosofia proposta por Silvio Gallo, a oficina de conceitos. Essa metodologia se difere das outras porque realiza, a partir da pedagogia do conceito proposta por Deleuze, a rejeição de qualquer método que se pauteie unicamente na recognição. Para isso faremos uma breve análise a crítica de Silvio Gallo a partir dos moldes do ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Após essa análise e diagnóstico, apresentaremos a ideia da filosofia como criação de conceitos e suas consequências para a relação entre o ensino e a aprendizagem, e o papel do professor na aula de filosofia. Em seguida, apresentaremos os quatro passos para a aula de filosofia proposto por Silvio Gallo. Por fim, concluiremos que tal proposta permite uma experiência filosófica que torna a filosofia um fim em si mesma e não apenas um meio para a prática cidadã.

Biografia do Autor

Bárbara de Almeida Hoffmann Rocha Loures, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Formação em Filosofia licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Parana (2019). Atualmente é mestranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Lattes: http://lattes.cnpq.br/4327090215023637. E-mail: babai_pinhao@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Loures, B. de A. H. R. . (2021). A EDUCAÇÃO MENOR E A OFICINA DE CONCEITOS A PARTIR DA LEITURA DE SILVIO GALLO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 741–771. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1235