PASSEIO PÚBLICO DE CONCRETO PERMEÁVEL DE CIMENTO PORTLAND COMO ELEMENTO DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

Autores

  • Rafael Staparo Vale Universidade Paulista
  • Jorge Herculano de Oliveira Universidade Paulista
  • Daniel Hesselbarth Valcarce Universidade Paulista
  • Guilherme Vinicius da Silva Borba Universidade Paulista
  • Vinícius Luiz da Jesus Miranda Universidade Paulista
  • Valdeir Vinícius da Silva Duarte Universidade Paulista
  • Leonardo Moraes Armesto UNIESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2420

Palavras-chave:

Concreto Permeável. Drenagem Urbana. Permeabilidade. Impermeabilização do solo. Pavimento permeável.

Resumo

O concreto permeável de cimento Portland é um material desenvolvido para aumentar a permeabilidade do pavimento através de uma superfície porosa que beneficia a drenagem urbana. Além disso, ambientalmente falando, reduz o escoamento superficial, permitindo a filtragem da poluição ocasionada por óleos, fluídos de automóveis e demais substâncias encontradas na pavimentação urbana. Nesse contexto, o concreto permeável é uma alternativa aos problemas de drenagem urbana, cujos benefícios vão além dos econômicas e ambientais; uma drenagem eficiente pode evitar perdas humanas e materiais decorrentes das enchentes e inundações. Este trabalho objetiva avaliar a viabilidade e a confiabilidade deste tipo de pavimento, apresentando as vantagens e facilidades de seu uso, assim como suas limitações, a partir da determinação da sua capacidade de permeabilidade e resistência mecânica. Para tanto, uma metodologia de ensaio laboratorial faz-se necessária, além do estudo de intensidade pluviométrica de uma região em estudo. A pesquisa é baseada em revistas cientificas e artigos que, através de estudos de caso e outras literaturas relacionadas, trouxeram resultados significativos sobre o uso do concreto permeável como elemento de drenagem urbana e suas características. Os estudos desse tipo de concreto, em sua grande maioria, defendem seu uso como alternativa ao manejo correto de águas pluviais, apontando apenas sua limitação a cargas reduzidas em função da razão entre a resistência e a permeabilidade. O uso do concreto permeável pode minimizar problemas ambientais decorrentes da impermeabilização do solo, possibilitando a infiltração de água para os aquíferos subterrâneos. Com esses resultados é possível perceber que o concreto permeável pode ser empregado como solução dos problemas de drenagem urbana existentes ou até considerado em projetos para novos empreendimentos, uma vez que, permeável, pode-se tornar útil uma parcela maior do terreno, construindo playgrounds, passeios e vagas descobertas, por exemplo, respeitando os limites mínimos de área permeável definidos por lei.   

Biografia do Autor

Rafael Staparo Vale, Universidade Paulista

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Paulista. E-mail: rafaelstaparo34@yahoo.com.br.

Jorge Herculano de Oliveira, Universidade Paulista

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Paulista. E-mail: jherculanodeoliveira@gmail.com.

Daniel Hesselbarth Valcarce, Universidade Paulista

Universidade Paulista. E-mail: daniel_hesselbarth@hotmail.com

Guilherme Vinicius da Silva Borba, Universidade Paulista

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Paulista. E-mail: guilhermevsborba@gmail.com.

Vinícius Luiz da Jesus Miranda, Universidade Paulista

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Paulista. E-mail: viniciusmirandajesus@hotmail.com.

Valdeir Vinícius da Silva Duarte, Universidade Paulista

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Paulista. E-mail: valdeirfc@outlook.com.

Leonardo Moraes Armesto, UNIESP

Doutorando Acadêmico em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Mestrado em Bioengenharia pela UNIESP-Universidade Brasil, pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios na instituição de ensino Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Pós-Graduação "Extensão" em Energias Renováveis, pela Politécnica Universidad de Madrid e em Astrofísica pela Universidade de Santa Catarina. Especialista em Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis. Especialização em Filosofia e História da Ciência, Ensino: Astronomia. Graduado em Engenharia Civil na instituição Centro Universitário Monte Serrat, Engenharia Eletricidade e Engenharia Industrial Mecânica pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, Licenciatura em Física, Matemática e Filosofia, Licenciado em Química (Nível R2) e Licenciando em História pela Universidade de Franca e Cruzeiro do Sul, respectivamente; além de Medicina pela autarquia pública na Faculdade Municipal de São Caetano do Sul. Empresário, Palestrante, Assessor e Consultor em assuntos de planejamento estratégico.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Vale, R. S. ., Oliveira, J. H. de ., Valcarce, D. H. ., Borba, G. V. da S. ., Miranda, V. L. da J. ., Duarte, V. V. da S. . ., & Armesto, L. M. . (2021). PASSEIO PÚBLICO DE CONCRETO PERMEÁVEL DE CIMENTO PORTLAND COMO ELEMENTO DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 339–372. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2420