HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DISCENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (AULA A AULA)

Autores

  • Leonardo Moraes Armesto UNIESP
  • Thabata Roberto Alonso Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada
  • Tangará Jorge Mutran Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3150

Palavras-chave:

Medicina. Ensino-Aprendizagem. Comunicação. Saúde. Saberes.

Resumo

O ideário da construção do arcabouço de conhecimentos que forjam o profissional médico perpassa por uma série de domínios pautados em conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para nosso cotidiano. Dentro dessa perspectiva, as habilidades em comunicação são fator preponderante na dinamicidade atual da formação profissional, de maneira a ser alicerce resolutivo em múltiplas situações da realidade. Para tanto, assim como outros mecanismos, precisa ter base de aprendizagem que contribua e envolva conceitos importantes e estruturantes, permissivos de uma posterior atuação médica mais humana, respeitosa e substancialmente empática para o paciente. Assim, a ação comunicativa, quando treinada, é capaz de prover mais integração e confiança na relação médico-paciente para atendimento de uma contemporaneidade legitimamente atenta e cada vez mais exigente do ponto de vista participativo do processo decisório que deixa de enaltecer a doença e passa a valorizar a saúde e a centralização da experiência do ser humano em estar doente. Portanto, dada habilidade comunicativa é instrumento de melhora e contribuição no processo de cura para o paciente, ao mesmo tempo em que ajuda a constituir o ideário humanizado médico-profissional.

Biografia do Autor

Leonardo Moraes Armesto, UNIESP

Mestrado em Bioengenharia pela UNIESP-Universidade Brasil, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios na instituição de ensino Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Pós-Graduação "Extensão" em Energias Renováveis, pela Politécnica Universidad de Madrid e em Astrofísica pela Universidade de Santa Catarina. Especialista em Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis. Especialização em Filosofia e História da Ciência, bem como em Ensino de Astronomia. É graduado em Engenharia Civil na instituição Centro Universitário Monte Serrat, Engenharia Eletricidade e Engenharia Industrial Mecânica pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, Licenciatura em Física, Matemática e Filosofia, Licenciado em Química (Nível R2) e Licenciando em História pela Universidade de Franca e Cruzeiro do Sul, respectivamente; além de Medicina pela autarquia pública na Faculdade Municipal de São Caetano do Sul. Desenvolve pesquisas da área sustentável, física aplicada, biotecnologia, neurociência e educação. Professor Universitário e de Ensino Médio, Coordenador de Ensino Superior e Pós-Graduações, Empresário, Palestrante, Assessor e Consultor em assuntos de planejamento estratégico, além de desenvolver manuais institucionais técnicos corporativos e engajamento em empresas do terceiro setor. E-mail: engenheiro.larmesto@gmail.com

Thabata Roberto Alonso, Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada

Possui experiência como tutora e professora em cursos de graduação e pós-graduação no modelo semi-presencial e 100% EaD. Mentora na Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada. Formação pedagógica em química pela Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolveu como co-autora o projeto de pesquisa na tipologia de ensaio clínico duplo-cego randomizado na Universidade do Algarve em Portugal em parceria com o Hospital Particular do Algarve e a Universidade Federal de São Paulo, publicado em revista institucional em 2016. Professora de farmacologia na escola técnica Skinline (2018 até o presente). Especialização na modalidade Residência Multiprofissional na área de Farmácia Hospitalar e Clínica pela Universidade Federal de São Paulo e estágio internacional na Universidade do Algarve - Farmácia do Hospital Particular do Algarve. (2014 - 2016) Atuou com farmácia clínica em Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Traumato-Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Santos-SP. Especialização na modalidade extensão de Gestão Financeira. Especialização na modalidade MBA em Auditoria e Faturamento de Farmácia Hospitalar e Medicamentos. Aprimoramento profissional em Vigilância Sanitária e Saúde Pública no Instituto Adolfo Lutz. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Santa Cecília. E-mail: thabata.farma@gmail.com

Tangará Jorge Mutran, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- S.P.(2011), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Mestrado em Odontologia (Fisiologia e Biofísica do Sist. Estomatognático) [Piracicaba] pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID para os cursos de Medicina e Biomedicina (2006-2020), Diretor do Instituto Paulista de Biomedicina- IPB, Coordenador do curso de Pós-Graduação e Hematologia Clínica Laboratorial da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (2008-2020), professor titular de Pós Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UFTPR- PR, professor titular de Pós Graduação da Universidade Comunitária de Chapecó UNOCHAPECÓ-SC, Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi até 2016, Atualmente é Diretor da Saúde da Faculdade Innovare, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Professor Curso de Medicina, Coordenador dos Cursos de Biomedicina e de Estética da Faculdade CTA. Tem experiência na área de ensino e docência com uso de metodologias ativas de ensino.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Armesto, L. M. ., Alonso, T. R. ., & Mutran, T. J. . (2021). HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DISCENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (AULA A AULA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1107–1122. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3150