HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DISCENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (AULA A AULA)

Authors

  • Leonardo Moraes Armesto UNIESP
  • Thabata Roberto Alonso Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada
  • Tangará Jorge Mutran Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3150

Keywords:

Medicine. Teaching-Learning. Communication. Health. Know.

Abstract

 The construction of the framework of knowledge that forges the medical professional goes through a series of domains based on knowledge, skills, and attitudes necessary for our daily lives. Within this perspective, communication skills are a preponderant factor in the current dynamics of professional training, in order to be a resolutive foundation in multiple situations in reality. For this, as well as other mechanisms, it needs to have a learning base that contributes and involves important and structuring concepts, permissive of a later medical performance that is more human, respectful, and substantially empathic to the patient. Thus, the communicative action, when trained, is capable of providing more integration and trust in the doctor-patient relationship to attend a legitimately attentive and increasingly demanding contemporaneity from the participative point of view of the decision making process that no longer extols the disease and starts to value health and the centralization of the experience of the human being in being ill. Therefore, given communicative ability is an instrument of improvement and contribution to the healing process for the patient, while helping to constitute the humanized medical-professional ideology.

Author Biographies

Leonardo Moraes Armesto, UNIESP

Mestrado em Bioengenharia pela UNIESP-Universidade Brasil, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios na instituição de ensino Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Pós-Graduação "Extensão" em Energias Renováveis, pela Politécnica Universidad de Madrid e em Astrofísica pela Universidade de Santa Catarina. Especialista em Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis. Especialização em Filosofia e História da Ciência, bem como em Ensino de Astronomia. É graduado em Engenharia Civil na instituição Centro Universitário Monte Serrat, Engenharia Eletricidade e Engenharia Industrial Mecânica pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, Licenciatura em Física, Matemática e Filosofia, Licenciado em Química (Nível R2) e Licenciando em História pela Universidade de Franca e Cruzeiro do Sul, respectivamente; além de Medicina pela autarquia pública na Faculdade Municipal de São Caetano do Sul. Desenvolve pesquisas da área sustentável, física aplicada, biotecnologia, neurociência e educação. Professor Universitário e de Ensino Médio, Coordenador de Ensino Superior e Pós-Graduações, Empresário, Palestrante, Assessor e Consultor em assuntos de planejamento estratégico, além de desenvolver manuais institucionais técnicos corporativos e engajamento em empresas do terceiro setor. E-mail: engenheiro.larmesto@gmail.com

Thabata Roberto Alonso, Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada

Possui experiência como tutora e professora em cursos de graduação e pós-graduação no modelo semi-presencial e 100% EaD. Mentora na Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada. Formação pedagógica em química pela Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolveu como co-autora o projeto de pesquisa na tipologia de ensaio clínico duplo-cego randomizado na Universidade do Algarve em Portugal em parceria com o Hospital Particular do Algarve e a Universidade Federal de São Paulo, publicado em revista institucional em 2016. Professora de farmacologia na escola técnica Skinline (2018 até o presente). Especialização na modalidade Residência Multiprofissional na área de Farmácia Hospitalar e Clínica pela Universidade Federal de São Paulo e estágio internacional na Universidade do Algarve - Farmácia do Hospital Particular do Algarve. (2014 - 2016) Atuou com farmácia clínica em Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Traumato-Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Santos-SP. Especialização na modalidade extensão de Gestão Financeira. Especialização na modalidade MBA em Auditoria e Faturamento de Farmácia Hospitalar e Medicamentos. Aprimoramento profissional em Vigilância Sanitária e Saúde Pública no Instituto Adolfo Lutz. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Santa Cecília. E-mail: thabata.farma@gmail.com

Tangará Jorge Mutran, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- S.P.(2011), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Mestrado em Odontologia (Fisiologia e Biofísica do Sist. Estomatognático) [Piracicaba] pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID para os cursos de Medicina e Biomedicina (2006-2020), Diretor do Instituto Paulista de Biomedicina- IPB, Coordenador do curso de Pós-Graduação e Hematologia Clínica Laboratorial da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (2008-2020), professor titular de Pós Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UFTPR- PR, professor titular de Pós Graduação da Universidade Comunitária de Chapecó UNOCHAPECÓ-SC, Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi até 2016, Atualmente é Diretor da Saúde da Faculdade Innovare, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Professor Curso de Medicina, Coordenador dos Cursos de Biomedicina e de Estética da Faculdade CTA. Tem experiência na área de ensino e docência com uso de metodologias ativas de ensino.

Published

2021-11-30

How to Cite

Armesto, L. M. ., Alonso, T. R. ., & Mutran, T. J. . (2021). HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DISCENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (AULA A AULA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1107–1122. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3150