A LEI DE DROGAS E O SUPERENCARCERAMENTO FEMININO NO BRASIL: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25530

Palavras-chave:

Encarceramento Feminino. Lei de Drogas. Interseccionalidade. Seletividade Penal. Criminologia Feminista.

Resumo

O presente artigo analisa o fenômeno do superencarceramento feminino no Brasil, impulsionado pela Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas). A partir de uma abordagem interseccional, que articula as categorias de gênero, raça e classe, e com base em dados oficiais e na literatura crítica, argumenta-se que a referida lei, falha em estabelecer critérios objetivos para a distinção entre traficantes e usuários e intensifica a seletividade penal. Essa dinâmica resulta na punição desproporcional de mulheres negras, pobres, jovens e com baixa escolaridade, que assumem posições subalternas no varejo de drogas. O estudo examina o perfil da população carcerária feminina, as motivações para o ingresso na criminalidade, o impacto do encarceramento na maternidade e nas estruturas familiares, e a inadequação das políticas públicas. A metodologia combina revisão bibliográfica sistemática, análise documental de legislações e dados oficiais do INFOPEN, SISDEPEN e RASEAM, além de análise crítica fundamentada na criminologia feminista e crítica. Conclui-se que a guerra às drogas opera como um mecanismo de controle sobre corpos e territórios específicos, aprofundando desigualdades históricas e perpetuando um ciclo de vulnerabilidade e violência, o que demanda a formulação de políticas penais e sociais alternativas, fundamentadas na perspectiva de gênero e nos direitos humanos. A interseccionalidade demonstra como diferentes opressões produzem experiências singulares de criminalização, evidenciando a necessidade urgente de reformas estruturais no sistema de justiça criminal brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Oliveira Machado, UNITINS

Aluna de graduação em bacharelado em Direito pela UNITINS (Universidade Estadual do Tocantins).

Yuri Anderson Pereira Jurubeba, UNITINS

Doutor em Direito pela PUC-Rio. Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro do Grupo de Pesquisa "Direito, Cidadania e Justiça Social". Assessor Jurídico de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Downloads

Publicado

2026-04-23

Como Citar

Machado, I. O., & Jurubeba, Y. A. P. (2026). A LEI DE DROGAS E O SUPERENCARCERAMENTO FEMININO NO BRASIL: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(4), 1–22. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25530