O DILEMA ENTRE O DIREITO À INFORMAÇÃO E OS DIREITOS DA PESSOA PRESA À LUZ DA VEDAÇÃO LEGAL À CONDUTA DO PERP WALK

Autores

  • Angel Aracelly Rodrigues UNITINS
  • Yuri Anderson Pereira Jurubeba UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15658

Palavras-chave:

Perp Walk. Direito de imagem. Direito de informar. Dignidade da pessoa humana. Estigmatização.

Resumo

Este artigo aborda o problema da aplicação de sanções prévias e da estigmatização social resultante da exposição midiática conhecida como perp walk, evidenciando o conflito entre o direito à informação e o direito à imagem das pessoas submetidas à prisão. A análise foca nos impactos negativos dessa exposição sensacionalista, principalmente em relação a indivíduos marginalizados que não são figuras de autoridade ou não possuem notoriedade social. Diante dessa problemática, o artigo questiona se a prática do perp walk constitui uma violação ao direito fundamental à imagem ou se é um exercício legítimo do direito de informar. Para desenvolver essa discussão, o trabalho apresenta inicialmente o conceito de perp walk e enumera os direitos garantidos às pessoas presas. Em seguida, explora o antagonismo existente entre o direito à imagem e o direito à informação, além de examinar a influência das autoridades policiais na exposição midiática dos detidos.

Biografia do Autor

Angel Aracelly Rodrigues, UNITINS

Acadêmica de Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Yuri Anderson Pereira Jurubeba, UNITINS

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Professor de Direito Processual Penal da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Rodrigues, A. A., & Jurubeba, Y. A. P. (2024). O DILEMA ENTRE O DIREITO À INFORMAÇÃO E OS DIREITOS DA PESSOA PRESA À LUZ DA VEDAÇÃO LEGAL À CONDUTA DO PERP WALK . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2031–2055. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15658