UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS AO PRESO EM SEU PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO

Autores

  • Lucas Alves da Silva Florêncio (UNITINS
  • Yuri Anderson Pereira Jurubeba Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15937

Palavras-chave:

Direitos Políticos. Ressocialização. Execução Penal.

Resumo

O presente artigo busca analisar os óbices causados pela perda dos direitos políticos do condenado à sua ressocialização. Para tanto, lança-se mão de uma revisão de literatura sobre a temática, bem como uma análise bibliográfica das decisões mais recentes dos tribunais superiores acerca da questão. O trabalho avalia a falta de nexo causal na aplicação a todos os condenados da perda de seus direitos políticos, mesmo em crimes que não detenham quaisquer relações com esse efeito condenatório, impedindo que o condenado, em sua ressocialização, tenha uma identidade política e, como consequência, acesso à participação na sociedade em diversos graus. O trabalho ainda aponta para as consequências diversas decorrentes da perda dos direitos políticos ao condenado e a falta de um “escalonamento” concomitante à progressão de regime ao longo da execução da pena. Ao fim, conclui-se que é necessária uma interpretação mais restritiva e vanguardista do disposto constitucional para assegurar efetividade à ressocialização de condenados no Brasil.

Biografia do Autor

Lucas Alves da Silva Florêncio, (UNITINS

Acadêmico do curso de bacharelado em Direito – Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Yuri Anderson Pereira Jurubeba, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Direito, na Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Florêncio, L. A. da S., & Jurubeba, Y. A. P. (2024). UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS AO PRESO EM SEU PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1011–1026. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15937