A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA

Autores

  • Daniella Alves Macedo Faculdade Futura
  • Higor Augusto Santiago Gomes Faculdade Futura
  • Amanda da Silva Cuim Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23506

Palavras-chave:

Educação emancipatória. Ontologia do ser social. Consciência de classe.

Resumo

Esta pesquisa investiga a importância da educação como emancipação humana a partir de uma perspectiva ontológica, tomando como referência central a categoria do trabalho em Marx e seus desdobramentos no campo educacional. O estudo parte do pressuposto de que a educação, longe de ser uma atividade neutra, constitui-se como práxis social fundamental para a humanização. Por meio de uma abordagem qualitativa e método dialético, analisaram-se as contribuições de Marx, Lukács, Tonet, Saviani, Freire, Adorno e Duarte, examinando as contradições inerentes à educação nas sociedades capitalistas. Os resultados demonstram que a emancipação humana se configura num projeto histórico de transformação radical das relações sociais, exigindo uma educação que supere sua função reprodutora e assuma caráter transformador. Conclui-se que a educação adquire caráter emancipatório quando, reconhecendo suas determinações estruturais, orienta-se conscientemente para a formação de sujeitos autônomos capazes de intervenção transformadora na realidade. A originalidade do estudo consiste na articulação entre a ontologia do ser social e as teorias educacionais críticas, oferecendo contribuições significativas para o debate sobre educação emancipatória no contexto contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Alves Macedo, Faculdade Futura

Graduanda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Higor Augusto Santiago Gomes, Faculdade Futura

Graduando Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Amanda da Silva Cuim, Faculdade Futura

[1]Docente na Faculdade Futura de Votuporanga, Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia ( UNIFEV).

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP)

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Macedo, D. A., Gomes, H. A. S., Cuim, A. da S., Mendes, I., Oliveira, E. A. de, Silva, S. D. da, & Roberto, T. M. L. (2025). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 7090–7105. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23506