PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23008Palavras-chave:
Práticas culturais. Educação. Diversidade. Pedagogia intercultural. Currículo.Resumo
O presente artigo analisa as práticas pedagógicas culturais como elementos fundamentais para a construção de processos educativos mais inclusivos, significativos e contextualizados. A partir de referenciais da educação intercultural, crítica e sociocultural, discute-se como a escola pode reconhecer e valorizar os diferentes saberes, identidades e manifestações culturais presentes no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de observações, entrevistas e análise documental em uma instituição de ensino público. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas culturalmente orientadas favorecem o engajamento dos estudantes, fortalecem vínculos comunitários e ampliam a compreensão crítica sobre diversidade e cidadania. Conclui-se que a incorporação sistemática da cultura no currículo e nas metodologias de ensino contribui para a formação integral dos sujeitos e para a democratização das relações educativas, exigindo formação continuada de docentes e políticas escolares comprometidas com a pluralidade cultural.
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