PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23008

Palavras-chave:

Práticas culturais. Educação. Diversidade. Pedagogia intercultural. Currículo.

Resumo

O presente artigo analisa as práticas pedagógicas culturais como elementos fundamentais para a construção de processos educativos mais inclusivos, significativos e contextualizados. A partir de referenciais da educação intercultural, crítica e sociocultural, discute-se como a escola pode reconhecer e valorizar os diferentes saberes, identidades e manifestações culturais presentes no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de observações, entrevistas e análise documental em uma instituição de ensino público. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas culturalmente orientadas favorecem o engajamento dos estudantes, fortalecem vínculos comunitários e ampliam a compreensão crítica sobre diversidade e cidadania. Conclui-se que a incorporação sistemática da cultura no currículo e nas metodologias de ensino contribui para a formação integral dos sujeitos e para a democratização das relações educativas, exigindo formação continuada de docentes e políticas escolares comprometidas com a pluralidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolaine Aparecida de Souza Xavier, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Caroline Bianca Leone dos Santos, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. 5Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO). Especialista em Controladoria (UNIASSELVI) Mestrado em Administração (UNIMEP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP)

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Xavier, C. A. de S., Santos, C. B. L. dos, Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Mendes, I., & Roberto, T. M. L. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CULTURAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3674–3684. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23008