TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20132Palavras-chave:
Ensino a Distância. Transformação curricular. Inteligência artificial. Personalização. Flexibilidade.Resumo
O presente estudo investigou as transformações curriculares no Ensino a Distância (EAD) impulsionadas pelas tecnologias digitais, com ênfase na inteligência artificial, visando entender de que maneira essas tecnologias contribuem para a flexibilização e personalização dos conteúdos educacionais. A pesquisa teve como problema central: como as tecnologias digitais, especialmente a inteligência artificial, transformam os currículos no Ensino a Distância, promovendo a personalização do ensino? O objetivo geral foi analisar como as inovações tecnológicas têm impactado o currículo da EAD, com foco na personalização do aprendizado. A metodologia utilizada foi exclusivamente bibliográfica, com revisão de artigos, livros e materiais acadêmicos relevantes para o tema. O desenvolvimento do estudo abordou o impacto das tecnologias digitais na adaptação dos conteúdos educacionais, a utilização de metodologias ativas e a importância da formação docente. As considerações finais destacaram que as tecnologias, especialmente a inteligência artificial, têm contribuído para a personalização do currículo e para a criação de um ensino flexível, adaptado às necessidades dos alunos. Além disso, apontou-se a necessidade de mais pesquisas para aprofundar a compreensão das implicações éticas e da formação docente nesse novo contexto educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY