TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Claudnéa Dalfior Cosseti Gava Must University
  • Ana Maria Berleze Gobbi Faculdade Ateneu
  • Andreza de Oliveira Franco Santos UEPB
  • Arthur Coradini Pin Must University
  • Daguimar Meireles Must University
  • Flávio de Paiva Maia UNIFAVENI
  • Flávio de Paiva Maia UNIFAVENI
  • Mayara Martins Cossetti Uniube
  • Rejane de Azevedo Batista Eleutério MUST
  • Sônia Maria de Barcelos Damasceno Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20132

Palavras-chave:

Ensino a Distância. Transformação curricular. Inteligência artificial. Personalização. Flexibilidade.

Resumo

O presente estudo investigou as transformações curriculares no Ensino a Distância (EAD) impulsionadas pelas tecnologias digitais, com ênfase na inteligência artificial, visando entender de que maneira essas tecnologias contribuem para a flexibilização e personalização dos conteúdos educacionais. A pesquisa teve como problema central: como as tecnologias digitais, especialmente a inteligência artificial, transformam os currículos no Ensino a Distância, promovendo a personalização do ensino? O objetivo geral foi analisar como as inovações tecnológicas têm impactado o currículo da EAD, com foco na personalização do aprendizado. A metodologia utilizada foi exclusivamente bibliográfica, com revisão de artigos, livros e materiais acadêmicos relevantes para o tema. O desenvolvimento do estudo abordou o impacto das tecnologias digitais na adaptação dos conteúdos educacionais, a utilização de metodologias ativas e a importância da formação docente. As considerações finais destacaram que as tecnologias, especialmente a inteligência artificial, têm contribuído para a personalização do currículo e para a criação de um ensino flexível, adaptado às necessidades dos alunos. Além disso, apontou-se a necessidade de mais pesquisas para aprofundar a compreensão das implicações éticas e da formação docente nesse novo contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudnéa Dalfior Cosseti Gava, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST)

Ana Maria Berleze Gobbi, Faculdade Ateneu

Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Mental. Faculdade Ateneu.

Andreza de Oliveira Franco Santos, UEPB

Mestranda em Letras Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Arthur Coradini Pin, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Daguimar Meireles, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Flávio de Paiva Maia, UNIFAVENI

Mestre em Administração Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Flávio de Paiva Maia, UNIFAVENI

Mestre em Administração Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Mayara Martins Cossetti, Uniube

Licencianda em Pedagogia Universidade de Uberaba (Uniube).

Rejane de Azevedo Batista Eleutério, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Sônia Maria de Barcelos Damasceno, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Gava, C. D. C., Gobbi, A. M. B., Santos, A. de O. F., Pin, A. C., Meireles, D., Maia, F. de P., … Damasceno, S. M. de B. (2025). TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4714–4722. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20132