MARKETING SUSTENTÁVEL E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19776

Palavras-chave:

Marketing sustentável. Sustentabilidade e tecnologia. Ética e consumo responsável.

Resumo

O marketing sustentável surgiu como uma resposta estratégica às crescentes preocupações ambientais, sociais e éticas nas práticas empresariais contemporâneas. Essa abordagem integra os princípios da sustentabilidade às estratégias de marketing, visando promover o consumo responsável e a transparência corporativa. Ao longo do tempo, o marketing sustentável evoluiu de ações isoladas de responsabilidade social para estratégias abrangentes e de longo prazo, inseridas no planejamento organizacional. Avanços tecnológicos como plataformas digitais, big data e inteligência artificial aumentaram significativamente o alcance e a eficácia dessas iniciativas, permitindo melhor rastreabilidade, engajamento do consumidor e eficiência de recursos. À medida que as empresas adotam cada vez mais práticas sustentáveis,  como modelos de economia circular, produção ética e inovação ecologicamente correta, elas enfrentam uma série de desafios de mercado, incluindo custos de implementação, resistência das partes interessadas e riscos relacionados ao greenwashing. Apesar dessas barreiras, o marketing sustentável, apoiado pela inovação tecnológica e pelo compromisso ético, apresenta um caminho viável para alinhar o desempenho dos negócios com objetivos ambientais e sociais mais amplos e sua adoção, quando genuína e bem estruturada, fortalece a imagem corporativa, atende às expectativas de consumidores mais conscientes e contribui para um futuro mais equilibrado e justo.

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Biografia do Autor

Cleber Amancio da Silva, Faculdade Futura

Graduando em Administração. Faculdade Futura.  Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8876-4661

Suellen Soares, Faculdade Futura

Graduando em Administração. Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2337-3301

Luiz Henrique, Faculdade Futura

Graduando em Administração. Faculdade Futura.  Orcid: https://orcid.org/0009-0007-8153-1426

Gabriel Lopes Silva, Faculdade Futura

Graduando em Administração. Faculdade Futura.  Orcid: https://orcid.org/0009-0007-5272-0463

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos(UNESP) Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC). Graduado em Administração pela UNIFEV) e Teologia pela FATEC. Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

Silva, C. A. da, Soares, S., Marchi, L. H. de S. de, Silva, G. L., Oliveira, E. A. de, Silva, S., … Mainardi, F. H. B. (2025). MARKETING SUSTENTÁVEL E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2783–2792. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19776