A DINÂMICA ÉTICA DAS MÁQUINAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA

Autores

  • Newton Silva Duarte Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1446

Palavras-chave:

Ética Computacional. Inteligência Artificial. I.A. Professor de Filosofia.

Resumo

A ética computacional considera uma dinâmica baseada em técnicas, valores e princípios aceitos como certo ou errado para nortear a conduta moral no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. O aprendizado por reforço é um modelo de inteligência artificial que se dispõe a resolver um problema proposto em um ambiente incerto e complexo baseado em uma sequência de decisões em que não importam os meios utilizados para atingir o fim. O algoritmo é penalizado ou recompensado pelas ações que executa. No entanto ele busca sempre a maior recompensa possível. A consideração do impacto social, ético e moral neste cenário cibernético. O dilema da liberdade ou do controle da inteligência artificial nos sistemas autônomos. Lidando com a discriminação algorítmica com a humanidade e suas idiossincrasias diante do poder computacional exponencial e sem limites. O devir da anunciada singularidade tecnológica. Mitigando conflitos entre a inteligência das coisas e a consciência humana para tornar a vida mais significativa e menos complexa na modernidade líquida. Uso das melhores habilidades que a tecnologia dispõe para trazer sentido a vida, fazendo a interação entre os homens e as coisas mais humana, natural, cognitiva, sustentável e socialmente responsável. A importância e a influência do pensar filosófico na edificação de um conhecimento colaborativo, ético e moral que precede a parametrização e definição das métricas e métodos dos algoritmos de Inteligência artificial incorporados nas coisas e nas redes em benefício da sociedade do conhecimento. O papel do professor de filosofia neste novo cenário.

Biografia do Autor

Newton Silva Duarte, Universidade Estácio de Sá

Concluinte do curso de Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá Graduando de Engenharia da Computação na UNINTER, pó-s graduando do curso MBKM - Master in Business and Knowledge Management no CRIE - Coppe/UFRJ. E- mail para divulgação. E- mail: nduarte@ieee.org.

 

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Duarte, N. S. . . (2021). A DINÂMICA ÉTICA DAS MÁQUINAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 968–995. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1446