MARKETING DE ADESÃO E O USO DE TECNOLOGIAS PARA A RETENÇÃO DE CLIENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19641

Palavras-chave:

Retenção de clientes. Marketing de adesão. Fidelização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o marketing de adesão, aliado ao uso de tecnologias, pode ser uma estratégia eficaz para a retenção de clientes nas organizações. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem metodológica exploratória, bibliográfica e qualitativa, permitindo uma compreensão aprofundada sobre o tema. Os resultados apontaram que o uso de estratégias de fidelização, como programas de recompensas, atendimento personalizado e tecnologias digitais (CRM, automação de marketing, canais digitais), contribui significativamente para o fortalecimento da relação entre empresa e consumidor. Além disso, constatou-se que a atuação do pós-venda e o uso de dados para personalização das ofertas são elementos determinantes para o aumento da lealdade do cliente. A análise também destacou exemplos de empresas que adotam com sucesso o marketing de adesão, como Avon, Amway e Mary Kay. Conclui-se que a integração entre tecnologia, relacionamento e estratégias de fidelização é essencial para empresas que desejam aumentar sua competitividade e promover a satisfação contínua de seus clientes.

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Biografia do Autor

Ana Carla Nunes Brito da Silva, Faculdade Futura

Graduando em Administração pela Faculdade Futura. orcid:0009-0003-8837-4268.

Damares Frantiely da Silva Venancio, Faculdade Futura

Graduando em Administração pela Faculdade Futura.  orcid: https://orcid.org/0009-0007-9756-3123.

Matheus Barros Bianquini, Faculdade Futura

Graduando em Administração pela Faculdade Futura. orcid: 0009-0008-3955-1762.

Walysson, Faculdade Futura

Graduando em Administração pela Faculdade Futura. orcid: https://orcid.org/0009-0005-9208-724X.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC). Graduado em Administração pela UNIFEV) e Teologia pela FATEC. Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

Fernando Henrique Mainardi, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

Silva, A. C. N. B. da, Venancio, D. F. da S., Bianquini, M. B., Fernandes, W. R. da C., Silva, S. D. da, Mendes, I., … Oliveira, E. A. de. (2025). MARKETING DE ADESÃO E O USO DE TECNOLOGIAS PARA A RETENÇÃO DE CLIENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1270–1282. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19641