MARKETING DE ADESÃO E O USO DE TECNOLOGIAS PARA A RETENÇÃO DE CLIENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19641Palavras-chave:
Retenção de clientes. Marketing de adesão. Fidelização.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como o marketing de adesão, aliado ao uso de tecnologias, pode ser uma estratégia eficaz para a retenção de clientes nas organizações. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem metodológica exploratória, bibliográfica e qualitativa, permitindo uma compreensão aprofundada sobre o tema. Os resultados apontaram que o uso de estratégias de fidelização, como programas de recompensas, atendimento personalizado e tecnologias digitais (CRM, automação de marketing, canais digitais), contribui significativamente para o fortalecimento da relação entre empresa e consumidor. Além disso, constatou-se que a atuação do pós-venda e o uso de dados para personalização das ofertas são elementos determinantes para o aumento da lealdade do cliente. A análise também destacou exemplos de empresas que adotam com sucesso o marketing de adesão, como Avon, Amway e Mary Kay. Conclui-se que a integração entre tecnologia, relacionamento e estratégias de fidelização é essencial para empresas que desejam aumentar sua competitividade e promover a satisfação contínua de seus clientes.
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