A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO CRESCIMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS E FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES

Autores

  • Ana Paula dos Santos Pessoa Faculdade Serra do Carmo- FASEC
  • Cejana Marques Borges Faculdade Serra do Carmo-FASEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10319

Palavras-chave:

Marketing. Fidelização. Evolução.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o tema do Marketing de Relacionamento, destacando os principais diferenciais. Para alcançar destaque no mercado, as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) devem oferecer diferenciais que promovam o relacionamento próximo com os clientes. O Marketing de Relacionamento desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo a fidelização dos clientes por meio da satisfação e confiança. O objetivo é encantar os clientes, superando suas expectativas.O Marketing de Relacionamento permite às empresas construam relacionamentos duradouros. Ferramentas como Programas de Fidelidade, Chatbots, Redes Sociais, Brindes e E-mail são utilizadas para fortalecer o relacionamento com os clientes. Compreender e aplicar o Marketing de Relacionamento é essencial para o crescimento contínuo das pequenas empresas em um mercado competitivo.Em suma, compreender e aplicar o Marketing é essencial para as empresas alcançarem crescimento contínuo. Através da criação de relacionamentos duradouros e da utilização de estratégias personalizadas, as empresas podem conquistar a fidelidade dos clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Pessoa, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Cursando 8 Período – Administração, Faculdade Serra do Carmo - FASEC 

Cejana Marques Borges, Faculdade Serra do Carmo-FASEC

Administradora, Mestre em desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté-SP – UNITAU-SP. Docente e Coordenadora de Curso de Administração na Faculdade Serra do Carmo. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pessoa, A. P. dos S., & Borges, C. M. (2023). A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO CRESCIMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS E FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1318–1329. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10319