A GEOGRAFIA E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1893Palavras-chave:
Ensino. Geografia. Escolar. Método PedagógicoResumo
Este artigo apresenta uma reflexão das temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da Geografia Escolar, buscando destacar a dimensão integradora da disciplina e a superação de uma visão tradicional que ainda existe na Geografia, objetivando analisar a relação dessas duas visões. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise de questionários, a fim de compreender a percepção de discentes quanto à temática central. A proposta planejada no contexto de disciplinas de ensino da Geografia, por docentes que vivenciam o exercício de relacionarem teoria à prática e a busca por estratégias didáticas metodológicas inovadoras, constatou a importância da postura e ações pedagógicas frente ao tratamento das temáticas físico-naturais, evidenciando as suas relações com o cotidiano, como cerne para o fortalecimento da Geografia Escolar, que vai da ausência de reflexão a respeito do contexto político-epistemológico a uma versão mais atualizada do cotidiano.
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