A GEOGRAFIA E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO

Autores

  • Edjander Araújo da Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Elaine Gomes do Amaral Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1893

Palavras-chave:

Ensino. Geografia.  Escolar. Método Pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão das temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da Geografia Escolar, buscando destacar a dimensão integradora da disciplina e a superação de uma visão tradicional que ainda existe na Geografia, objetivando analisar a relação dessas duas visões. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise de questionários, a fim de compreender a percepção de discentes quanto à temática central. A proposta planejada no contexto de disciplinas de ensino da Geografia, por docentes que vivenciam o exercício de relacionarem teoria à prática e a busca por estratégias didáticas  metodológicas inovadoras, constatou a importância da postura e ações pedagógicas frente ao tratamento das temáticas físico-naturais, evidenciando as suas relações com o cotidiano, como cerne para o fortalecimento da Geografia Escolar, que vai  da ausência de reflexão a respeito do contexto político-epistemológico a uma versão mais atualizada do cotidiano.

 

Biografia do Autor

Edjander Araújo da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Formação graduada em geografia e pedagogia. Pós- graduação em ensino da geografia.

Elaine Gomes do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Biologia. Técnica de Enfermagem. Unidade de Terapia Intensiva adulto do Hospital de Clínicas. Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Costa, E. A. da ., & Amaral, E. G. do . (2021). A GEOGRAFIA E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 345–352. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1893