FORMAÇÃO INICIAL E CURRÍCULO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE: DUALIDADES NO ENSINO ACADÊMICO

Autores

  • Carlos Allan Madureira Cruz Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9677

Palavras-chave:

Geografia. Amazônia. Currículo. Professores.

Resumo

Objetivo: O presente ensaio, tem como objetivo debater ao nível teórico e prático a formação profissional dos professores de Geografia nas universidades públicas no estado do Pará. Método: como base utilizou-se o dialético, analisando as contradições na formação superior em Geografia, Resultados/ Revisão Bibliográfica/ Relato de experiencia/ ou/ Detalhamentos de Caso  para tanto se utilizou como fundamentação teórica Tardiff (2005), Pinheiro, (2005), Calai (2016), como resultados da discussão, alcançou como resultado a necessidade, de se reavaliar o currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Geografia, visando uma formação mais integral, entre a Geografia Acadêmica e Escolar, para tanto seria necessário a ampliação da duração do curso de 4 para 6 anos.

Biografia do Autor

Carlos Allan Madureira Cruz, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Mestrando em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia/ PPGEOG/ UFAM. Especialista, titulação: Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Cruz, C. A. M. (2023). FORMAÇÃO INICIAL E CURRÍCULO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE: DUALIDADES NO ENSINO ACADÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 243–252. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9677