FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRICULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Syntia Santos Fonseca Educaler College
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17721

Palavras-chave:

Formação Continuada. Currículo. Proposta Pedagógica.

Resumo

Uma política de formação continuada dos professores requer criatividade e inovação, pois coloca todos os dirigentes, professores, estudiosos da questão e alunos, como protagonistas do desencadear de um processo permanente de formação/capacitação que possibilite ao mesmo tempo a compreensão das demandas do tempo presente, ou seja, a necessidade de construção de um novo entendimento sobre a aprendizagem, o currículo, as estratégias de avaliação, o novo papel da instituição educacional, a educação como processo permanente e que aproxime as agências formadoras dos interesses e necessidades da sociedade. Desse modo se tem como objetivo geral “apresentar as exigências do mundo moderno que levam os educadores a adotarem uma postura mais firme, mais crítica e mais comprometida com sua própria formação continuada”. A metodologia utilizada é do tipo revisão bibliográfica e exploratória por meio de livros, dissertações e artigos científicos. Conclui-se que o educador necessita preparar-se para desempenhar com apreço suas funções docentes, munindo-se de conhecimentos teóricos essenciais a efetivação de uma prática comprometida com o sucesso escolar.

Downloads

Biografia do Autor

Syntia Santos Fonseca, Educaler College

Mestra em Ciências da Educação pela Educaler College - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia. 

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA. 

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Fonseca, S. S., & Leal, D. A. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRICULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3733–3747. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17721