QUEIMADAS, DESMATAMENTO E FRONTEIRA AGRÍCOLA NA AMAZÔNIA LEGAL (2010-2021): EVIDÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Priscila Campos Santos Prefeitura Municipal de Cáceres
  • Francimayre Aparecida Perreira de Jesus Rede Estadual de Ensino
  • Antonio Sidney Miranda Silva Prefeitura Municipal de Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22521

Palavras-chave:

Governança ambiental. Análise espacial. Práticas pedagógicas.

Resumo

O estudo analisa a distribuição espacial e temporal dos focos de calor e do desmatamento na Amazônia Legal entre 2010 e 2021, considerando as sub-regiões Amazônia Equatorial, Arco do Desmatamento e Cerrado. Além de identificar padrões sazonais e áreas críticas, discute-se como esses resultados podem subsidiar práticas de educação ambiental na Educação Básica, ao fornecer dados territoriais que favorecem a leitura dos processos socioambientais da região. No período analisado, foram registrados 1.729.669 focos de calor, concentrados na Amazônia Equatorial (53,7%) e no Arco do Desmatamento (37%), com picos entre agosto e setembro. A análise de densidade de Kernel evidenciou hotspots associados à expansão da fronteira agrícola, no sul do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão. O desmatamento apresentou crescimento contínuo no Arco do Desmatamento, enquanto a Amazônia Equatorial registrou aumento recente e o Cerrado tendência de redução. Os resultados reforçam a relevância de integrar dados reais e análises espaciais ao ensino de Ciências e Geografia, conforme orienta a BNCC, possibilitando abordagens interdisciplinares que articulam interpretação de gráficos, leitura de mapas e debates sobre governança ambiental. Assim, o estudo contribui tanto para o entendimento da dinâmica regional quanto para o fortalecimento de uma educação ambiental crítica, contextualizada e socialmente engajada.

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Biografia do Autor

Priscila Campos Santos, Prefeitura Municipal de Cáceres

Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino. Prefeitura Municipal de Cáceres.

Francimayre Aparecida Perreira de Jesus, Rede Estadual de Ensino

Ciências Biológicas. Professora da Rede Estadual de Ensino. Rede Estadual de Ensino – Mato.

Antonio Sidney Miranda Silva, Prefeitura Municipal de Cáceres

Pedagogia. Professor da Rede Municipal de Ensino. Prefeitura Municipal de Cáceres.

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

Santos, P. C., Jesus, F. A. P. de, & Silva, A. S. M. (2025). QUEIMADAS, DESMATAMENTO E FRONTEIRA AGRÍCOLA NA AMAZÔNIA LEGAL (2010-2021): EVIDÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7184–7197. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22521