QUEIMADAS, DESMATAMENTO E FRONTEIRA AGRÍCOLA NA AMAZÔNIA LEGAL (2010-2021): EVIDÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22521Palavras-chave:
Governança ambiental. Análise espacial. Práticas pedagógicas.Resumo
O estudo analisa a distribuição espacial e temporal dos focos de calor e do desmatamento na Amazônia Legal entre 2010 e 2021, considerando as sub-regiões Amazônia Equatorial, Arco do Desmatamento e Cerrado. Além de identificar padrões sazonais e áreas críticas, discute-se como esses resultados podem subsidiar práticas de educação ambiental na Educação Básica, ao fornecer dados territoriais que favorecem a leitura dos processos socioambientais da região. No período analisado, foram registrados 1.729.669 focos de calor, concentrados na Amazônia Equatorial (53,7%) e no Arco do Desmatamento (37%), com picos entre agosto e setembro. A análise de densidade de Kernel evidenciou hotspots associados à expansão da fronteira agrícola, no sul do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão. O desmatamento apresentou crescimento contínuo no Arco do Desmatamento, enquanto a Amazônia Equatorial registrou aumento recente e o Cerrado tendência de redução. Os resultados reforçam a relevância de integrar dados reais e análises espaciais ao ensino de Ciências e Geografia, conforme orienta a BNCC, possibilitando abordagens interdisciplinares que articulam interpretação de gráficos, leitura de mapas e debates sobre governança ambiental. Assim, o estudo contribui tanto para o entendimento da dinâmica regional quanto para o fortalecimento de uma educação ambiental crítica, contextualizada e socialmente engajada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY