EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MITO OU REALIDADE NAS ESCOLAS MOÇAMBICANAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5548Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão Escolar. AprendizagemResumo
O artigo mostra que muitos dos projetos elaborados pela Repartição da Educação Especial do MINED, são dificilmente implementados como transformação das escolas regulares em inclusivas que seriam supostamente acolhidas todas crianças e jovens portadoras de deficiência, meninos da rua, crianças com problemas de aprendizagem ou falta de recurso para escolarização. Ao contrário, o que temos em sua base é o fracasso escolar dos estudantes com N.E.E. na aprendizagem das matérias curriculares. Desde o ponto de vista Pedagógico e Administrativo, a implementação de Políticas Municipais para a efetivação dos objetivos do projeto “escolas inclusivas”, a supervisão e a capacitação psicopedagógica dos professores e demais profissionais da educação, são as estratégias corretas para lidar com tais projetos sustentadas em princípios e matérias da educação inclusiva. O artigo enfoca casos de oportunidade de acesso à educação das crianças e jovens com N.E.E e atendimento educacional especializado em diversos níveis de ensino (Ensino Primário), além de outras dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY