INCLUSIVE EDUCATION: MYTH OR REALITY IN MOZAMBICAN SCHOOLS

Authors

  • Octávio Manuel de Jesus Instituto Superior Pedagógico de Maputo-Moçambique
  • Vitoria Afonso Langa de Jesus Fundo Nacional de Investigação (FNI)
  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais
  • Adelina Mariquele Baera Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
  • Vaz Fernando Baera Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5548

Keywords:

Special Education. School inclusion. Learning

Abstract

The article shows that many of the projects developed by the Department of Special Education of MINED, are hardly implemented as a transformation of regular schools into inclusive ones that would supposedly welcome all children and young people with disabilities, street children, children with learning problems or lack of resources for schooling. On the contrary, what we have at its base is the school failure of students with N.E.E. in learning curricular subjects. From the Pedagogical and Administrative point of view, the implementation of Municipal Policies for the realization of the objectives of the “inclusive schools” project, the supervision and psychopedagogical training of teachers and other education professionals, are the correct strategies to deal with such sustained projects. on principles and subjects of inclusive education. The article focuses on cases of opportunity for access to education for children and young people with N.E.E and specialized educational services at different levels of education (Primary Education), in addition to other difficulties.

Author Biographies

Octávio Manuel de Jesus, Instituto Superior Pedagógico de Maputo-Moçambique

Doutor em Ciências Pedagógicas, Moçambicano,funcionário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Doutoramento (2003),em Ciências Pedagógicas, componente Educação Ambiental, através da disciplina de Geografia, no Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba. Mestrado (1998), em Didáctica da Geografia, Menção Geografia Económica e Social, no Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona” em Havana- Cuba. Licenciatura (1992)em Ensino de História e Geografia, no Instituto Superior Pedagógico de Maputo-Moçambique.Docente na Universidade Pedagógica de Maputo (desde 2006), categoria Professor Auxiliar, nas seguintes cadeiras científicas: Gestão Ambiental e Educação Ambiental; Didáctica de Geografia; Geografia de Moçambique I e II; Temas de Actualidade em Geografia Física Geral e Geografia Física Regional.Membro de Júri, Supervisor e Arguente nas Defesas de Monografias, Dissertações em Havana- Cuba e Maputo-Moçambique.Supervisor das teses de Doutoramento em Moçambique. Correio electrónico: Octaviom2001@yahoo.es.

Vitoria Afonso Langa de Jesus, Fundo Nacional de Investigação (FNI)

(Doutorada em Sociologia) Diretora Executiva do Fundo Nacional de Investigação (FNI). Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional Mandal. E-mail: 0691@yahoo.es. www.fni.gov.mz

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais

Doutorado Engenharia de Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais–Brasil. Instituição: Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique. Doente universitária Nas disciplinas de Gestão e Educação ambiental. E-mail: pastorconjo007@gmail.com

Adelina Mariquele Baera, Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique

Doutoranda em Educação – Currículo, Mestre em Educação/Formação de Formadores, Licenciada em Planificação, Administração e Gestão Escolar, pela Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique, Bacharelado em Ciência de Educação: Especialidade em Educação Moral Cívica, pelo Instituto Superior Mãe Maria da África (ISMA), Maputo – Moçambique, Docente na Cadeira de Ética e Deontologia Profissional, no Instituto Superior Dom Bosco em Maputo – Moçambique, Docente na Cadeira de Organização Administração Escolar no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente – General Armando Emílio Guebuza” (ISIDEF) em Maputo – Moçambique, Professora há 21 anos, nos vários níveis de Ensino em Inhambane e Maputo Província – Moçambique. E-mail: adelinamariquele@gmail.com

Vaz Fernando Baera, Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

Mestre em Educação, Administração e Gestão de Educação, Licenciado em Planificação, Administração e Gestão Escolar, Bacharelato em Planificação, Administração e Gestão Escolar, pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, Oficial Superior da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Classe de Supertendente da Polícia. E-mail: vazfernandobaera@gmail.com

Published

2022-05-31

How to Cite

Jesus, O. M. de ., Jesus, V. A. L. de ., Conjo, M. P. F. ., Baera, A. M. ., & Baera, V. F. . (2022). INCLUSIVE EDUCATION: MYTH OR REALITY IN MOZAMBICAN SCHOOLS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 329–344. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5548