LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18652Palavras-chave:
Letramento. Alfabetização. Educação Infantil. Pedagogo. Práticas.Resumo
Este artigo objetiva abordar a temática da alfabetização e do letramento. Ambos os processos fazem parte do alicerce da vida escolar da criança, e é através deles que ocorre a inserção e a participação do aluno nas mais diversas práticas sociais. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, bem como na expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica e qualitativa, especificamente nas bases de dados eletrônicos Lilacs e Scielo; através do qual se percebe a importância do papel do pedagogo para garantir uma educação de excelente qualidade ao aluno, incentivando-o à leitura, a estudar e a ter curiosidade em aprender o novo. O estudo mostrou a importância dos educadores precisarem ter metodologias diversificadas de alfabetização e letramento para trabalhar lúdica com as crianças; pois introduzir o letramento na Educação Infantil tem suas vantagens e suas respectivas responsabilidades. Deveras, os resultados encontrados mostraram que é fundamental respeitar a importância do brincar nessa fase, assim o ideal é juntar a aprendizagem com o brincar.
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