LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18652

Palavras-chave:

Letramento. Alfabetização. Educação Infantil. Pedagogo. Práticas.

Resumo

Este artigo objetiva abordar a temática da alfabetização e do letramento. Ambos os processos fazem parte do alicerce da vida escolar da criança, e é através deles que ocorre a inserção e a participação do aluno nas mais diversas práticas sociais. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, bem como na expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica e qualitativa, especificamente nas bases de dados eletrônicos Lilacs e Scielo; através do qual se percebe a importância do papel do pedagogo para garantir uma educação de excelente qualidade ao aluno, incentivando-o à leitura, a estudar e a ter curiosidade em aprender o novo. O estudo mostrou a importância dos educadores precisarem ter metodologias diversificadas de alfabetização e letramento para trabalhar lúdica com as crianças; pois introduzir o letramento na Educação Infantil tem suas vantagens e suas respectivas responsabilidades. Deveras, os resultados encontrados mostraram que é fundamental respeitar a importância do brincar nessa fase, assim o ideal é juntar a aprendizagem com o brincar.

Downloads

Biografia do Autor

Nilton Anderson Santos Barboza, Christian Business School

Mestre em sáude pública pela Christian Business School, Mestre em Medicina II pela UNIMES; Doutorando em educação pela Christian Business School. 

Jéssica de Andrade Silva, Christian Business School

Mestre em educação em ciências e matemática pela UFPE; Doutoranda em educação pela Christian Business Scholl. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Professor orientador; doutor em biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Barboza, N. A. S., Silva, J. de A., & Coutinho, D. J. G. (2025). LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1142–1154. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18652