ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO À JUVENTUDE COMO DIREITO SOCIAL E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS

Autores

  • Sérgio da Costa Durán Universidade Federal de Rondônia
  • Simone Alves Pessoa Frazão Christian Business School
  • Waldiléia Santos da Silva
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18266

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Ensino Médio. Direito social. Atendimento. Oportunidades educacionais.

Resumo

O artigo trata dos desafios das políticas educacionais no atendimento aos jovens como direito social e como oportunidades educacionais. Objetiva-se contribuir para o debate sobre as políticas educacionais no ensino médio e os desafios frente ao atendimento e às oportunidades educacionais como direito social aos jovens. Mas, como são pensados e planejados o atendimento e as oportunidades educacionais para os jovens do ensino médio? Apesar dos avanços no ensino médio, ainda há grandes desafios a se vencer, para se oferecer serviços que possibilitem o desenvolvimento da cidadania efetiva e a preparação para o trabalho, além das correções a realizar sobre o acesso e a permanência, quando ainda persiste a evasão ou abandono, causando falta de sentido à escola. Metodologicamente, optou-se como método a Teoria social do materialismo histórico-dialético e para feitura do estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental.

Downloads

Biografia do Autor

Sérgio da Costa Durán, Universidade Federal de Rondônia

Cursando o Mestrado pela Christian Business School-CBS. Formação em Pedagogia com a habilitação em serieis iniciais pela-Universidade Federal de Rondônia.Formação Superior de Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER.Especialista em Gestão Escolar. 

Simone Alves Pessoa Frazão, Christian Business School

Cursando o Mestrado pela Christian Business School-CBS. Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela-Universidade Federal de Rondônia.Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia. 

Waldiléia Santos da Silva

Cursando o Mestrado em pela Christian Business School-CBS. Formação em Pedagogia com a habilitação em Supervisão para Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Federal de Rondônia. Pós graduada em Educação Ambiental  Amazonia Brasileira – UNIR. Pós-graduada em desenvolvimento Regional Autossustentável -UNIR. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Especialização em Gestação de Contratos na Administração Pública Faculdade FAEL.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em biologia pela UFPE.Professor Orientador do Curso de Mestrado da Christian Business School-CBS.  UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

Durán, S. da C., Frazão, S. A. P., Silva, W. S. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO À JUVENTUDE COMO DIREITO SOCIAL E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1602–1615. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18266