ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO À JUVENTUDE COMO DIREITO SOCIAL E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18266Palavras-chave:
Políticas Educacionais. Ensino Médio. Direito social. Atendimento. Oportunidades educacionais.Resumo
O artigo trata dos desafios das políticas educacionais no atendimento aos jovens como direito social e como oportunidades educacionais. Objetiva-se contribuir para o debate sobre as políticas educacionais no ensino médio e os desafios frente ao atendimento e às oportunidades educacionais como direito social aos jovens. Mas, como são pensados e planejados o atendimento e as oportunidades educacionais para os jovens do ensino médio? Apesar dos avanços no ensino médio, ainda há grandes desafios a se vencer, para se oferecer serviços que possibilitem o desenvolvimento da cidadania efetiva e a preparação para o trabalho, além das correções a realizar sobre o acesso e a permanência, quando ainda persiste a evasão ou abandono, causando falta de sentido à escola. Metodologicamente, optou-se como método a Teoria social do materialismo histórico-dialético e para feitura do estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental.
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