EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

  • Cláudia Lima de Araujo Faculdade ULBRA
  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro UNOPAR
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas Universidade Luterana
  • Edinéia Bueno Faculdade de Educação de Colorado do Oeste
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18207

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Educação Especial. Desafios. Diversidade. Inclusão.

Resumo

Este artigo traz informações sobre a educação inclusiva, nunca se ouviu falar tanto sobre o tema como atualmente e não é para menos, já que o assunto possui grande importância e merece ser discutido. A pesquisa desse artigo é bibliográfica e exploratória, uma reflexão sobre a educação inclusiva e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na sociedade e escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Trouxemos informações para entender quais são as políticas públicas que falam sobre a educação inclusiva, procuramos levantar discussões teóricas sobre a função da escola e o papel do professor frente à educação inclusiva. O artigo traz reflexões sobre a necessidade de se compreender o que de fato é a inclusão e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Discute a necessidade do compromisso governamental no sentido de efetivar investimentos que contribuam para a implementação das ações   educacionais necessárias para uma verdadeira inclusão. O assunto não é exclusivo, contudo, é bastante relevante para a comunidade escolar e a sociedade como um todo, o tema precisa de estudos que visem buscar garantia de que melhorias irão acontecer na prática, e direitos irão ser atendidos. Conclui-se que educação inclusiva, deve ser vista como uma oportunidade de inserir os alunos de forma igualitária nas instituições de ensino, sendo preciso uma rede de apoio, como pais, docentes que estão em contato direto com os alunos, gestores, governantes e instituições filantrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Lima de Araujo, Faculdade ULBRA

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário.

Hellen Maura Lucidia Ribeiro, UNOPAR

Graduada em História pela UNOPAR. 

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, Universidade Luterana

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010).

Edinéia Bueno, Faculdade de Educação de Colorado do Oeste

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Orientador, Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. 

Downloads

Publicado

2025-02-19

Como Citar

Araujo, C. L. de, Santos, Q. P., Ribeiro, H. M. L., Freitas, E. B. do N. de, Bueno, E., & Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1716–1734. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18207