EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18207Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Educação Especial. Desafios. Diversidade. Inclusão.Resumo
Este artigo traz informações sobre a educação inclusiva, nunca se ouviu falar tanto sobre o tema como atualmente e não é para menos, já que o assunto possui grande importância e merece ser discutido. A pesquisa desse artigo é bibliográfica e exploratória, uma reflexão sobre a educação inclusiva e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na sociedade e escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Trouxemos informações para entender quais são as políticas públicas que falam sobre a educação inclusiva, procuramos levantar discussões teóricas sobre a função da escola e o papel do professor frente à educação inclusiva. O artigo traz reflexões sobre a necessidade de se compreender o que de fato é a inclusão e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Discute a necessidade do compromisso governamental no sentido de efetivar investimentos que contribuam para a implementação das ações educacionais necessárias para uma verdadeira inclusão. O assunto não é exclusivo, contudo, é bastante relevante para a comunidade escolar e a sociedade como um todo, o tema precisa de estudos que visem buscar garantia de que melhorias irão acontecer na prática, e direitos irão ser atendidos. Conclui-se que educação inclusiva, deve ser vista como uma oportunidade de inserir os alunos de forma igualitária nas instituições de ensino, sendo preciso uma rede de apoio, como pais, docentes que estão em contato direto com os alunos, gestores, governantes e instituições filantrópicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY