A DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18195

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Fisioterapia.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de relatar a experiência com o uso da dramatização como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. Metodologia: Foi conduzido um relato de experiência sobre a participação dos alunos no trabalho denominado FISIO OSCAR, uma atividade de dramatização em que os alunos elaboravam um vídeo demonstrando a resolução de um caso clínico. Os alunos foram avaliados por docentes e alunos em formato de debate- reflexão. Resultados: Participaram da atividade 97 alunos distribuídos em suas turmas sendo observado grande interesse dos alunos pela área, revisão com maior compreensão e assimilação de alguns conteúdos, comunicação com mais naturalidade sobre temáticas, mais integração e cooperação entre os alunos. Conclusão: Integrar metodologias ativas ao ensino teórico transforma o aprendizado, traz significados diferentes e amplia a visão do mundo profissional no que compete a área trabalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Lopes, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, Docente adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR. 

Downloads

Publicado

2025-02-19

Como Citar

Lopes, J. (2025). A DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1700–1715. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18195