AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CAMINHOS QUE SE CRUZAM E TRAJETÓRIAS QUE SE ENTRELAÇAM NUMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13846Palavras-chave:
Aprendizagem. História. Mediação. Tecnologia.Resumo
A pesquisa investiga a operacionalização de procedimentos pedagógicos e de mediação tecnológica para o ensino-aprendizagem de História. O ambiente informatizado e os suportes que usam a internet podem ser vistos como um importante mecanismo de aprendizagem da disciplina história uma vez que trazem formas diferentes de apreensão do conhecimento com os recursos áudio visuais e uma melhor possibilidade de construção de trabalhos escolares que levem a autoria. A partir desse contexto, analisaremos aspectos relevantes do processo educacional brasileiro, o referencial no passado, as políticas públicas e o papel do professor enquanto mediador na condução das mudanças necessárias para o tipo de educação que se apresenta no século XXI. A disciplina história passa a ser discutida a partir de suas formas de transmissão e evolução temporal e analisa a produção de conhecimento verificando como é possível despertar no aluno um maior interesse pelo estudo e o pensar histórico com o uso das novas tecnologias tendo como referencial sua relação entre passado e presente. Os resultados conferem validação e recomendação dos procedimentos metodológicos de autoria com a hipermídia para o ensino da disciplina. A inconclusividade quanto aos procedimentos didáticos aplicados identificou uma série de modificações necessárias, para que a abordagem possa ser aplicada com bom desempenho no futuro, o que constitui caminhos para uma nova concepção do ensino de História e de outras disciplinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY