AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CAMINHOS QUE SE CRUZAM E TRAJETÓRIAS QUE SE ENTRELAÇAM NUMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA

Autores

  • Paulo Sergio Alves de Oliveira Emil Brunner World University
  • Debóra Aráujo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13846

Palavras-chave:

Aprendizagem. História. Mediação. Tecnologia.

Resumo

A pesquisa investiga a operacionalização de procedimentos pedagógicos e de mediação tecnológica para o ensino-aprendizagem de História. O ambiente informatizado e os suportes que usam a internet podem ser vistos como um importante mecanismo de aprendizagem da disciplina história uma vez que trazem formas diferentes de apreensão do conhecimento com os recursos áudio visuais e uma melhor possibilidade de construção de trabalhos escolares que levem a autoria. A partir desse contexto, analisaremos aspectos relevantes do processo educacional brasileiro, o referencial no passado, as políticas públicas e o papel do professor enquanto mediador na condução das mudanças necessárias para o tipo de educação que se apresenta no século XXI. A disciplina história passa a ser discutida a partir de suas formas de transmissão e evolução temporal e analisa a produção de conhecimento verificando como é possível despertar no aluno um maior interesse pelo estudo e o pensar histórico com o uso das novas tecnologias tendo como referencial sua relação entre passado e presente. Os resultados conferem validação e recomendação dos procedimentos metodológicos de autoria com a hipermídia para o ensino da disciplina. A inconclusividade quanto aos procedimentos didáticos aplicados identificou uma série de modificações necessárias, para que a abordagem possa ser aplicada com bom desempenho no futuro, o que constitui caminhos para uma nova concepção do ensino de História e de outras disciplinas.

 

Biografia do Autor

Paulo Sergio Alves de Oliveira, Emil Brunner World University

Doutor em Educação pela Emil Brunner World University - USA; Professor de História da Rede Estadual da Bahia e da Rede Municipal de Ensino em Lauro de Freitas e Camaçari. 

Debóra Aráujo Leal, Educaler University

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Oliveira, P. S. A. de, & Leal, D. A. (2024). AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CAMINHOS QUE SE CRUZAM E TRAJETÓRIAS QUE SE ENTRELAÇAM NUMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 382–396. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13846