CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO E ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA EM MULHERES JOVENS NULÍPARAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18525

Palavras-chave:

Diafragma da pelve. Distúrbios do assoalho pélvico. Índice de massa corporal. Saúde da mulher.

Resumo

Este artigo buscou correlacionar a presença de disfunções da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e os transtornos relacionados ao índice de massa corpórea (IMC) em mulheres jovens nulíparas. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, com amostra de conveniência de mulheres jovens nulíparas. As participantes foram avaliadas usando o questionário sócio clínico, Pelvic Floor Distress Inventory (PFDI-20), International Consultation on Incontinence Questionnaire-Short Form (ICIQ-SF) e exame físico da MAP. Resultados: A amostra foi constituída por 77 mulheres com 21,68 ± 2,94 anos, IMC de 23,93 ± 4,47, apenas 10 participantes apresentaram sobrepeso. Pelo PFDI-20, a maioria da amostra apresentou funções da MAP normais. A função urinária da amostra pela média do ICIQ-F apresentou valores normais. A prevalência de incontinência urinária foi de 9,09% (n=7). Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos para o domínio vesical no PFDI-20 com o  grupo com sobrepeso apresentando maiores valores indicativo de maior presença de sintomas de disfunção vesical. Houve correlação moderada entre a presença IMC e PFDI-20 vesical e fraqueza da MAP. Conclusão: O aumento do IMC está associado à fraqueza da MAP potencializando disfunções vesicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Lopes, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, Docente do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Jenifer de Oliveira Barbosa, UNICENTRO

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Giovana Frazon de Andrade, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Coletiva, Docente do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Ana Carolina Dorigoni Bini, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Farmacêuticas, Docente do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Marciane Conti Zornita Bortolanza, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Mestre em desenvolvimento comunitário, Docente do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Meirielly Furmann, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Doutora em desenvolvimento comunitário, Docente do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Lopes, J., Barbosa, J. de O., Andrade, G. F. de, Bini, A. C. D., Bortolanza, M. C. Z., & Furmann, M. (2025). CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO E ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA EM MULHERES JOVENS NULÍPARAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1968–1978. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18525