MEMÓRIA METÁLICA E CHATGPT: BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DO USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Marcos Antonio Ramos Pinto Junior Universidade Clermont Auvergne, França

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14537

Palavras-chave:

Aprendizagem. Línguas Estrangeiras. Inteligência Artificial. Memória Metálica.

Resumo

A utilização da inteligência artificial na aprendizagem de línguas tem demonstrado resultados promissores. Nesse contexto, o ChatGPT, da OpenAI, surge como uma alternativa para auxiliar na aprendizagem, sendo um suporte para métodos tradicionais de ensino. Além disso, a memória metálica do ChatGPT é um mecanismo fundamental na maneira como opera e interage com os usuários. A partir disso, o objetivo deste artigo é compreender como a inteligência artificial pode ser usada no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, especificamente qual o papel do conceito de memória metálica nesse processo, destacando benefícios e limitações, e considerando o uso do ChatGPT. A inteligência artificial oferece inúmeras oportunidades para melhorar a aprendizagem de línguas, proporcionados através dos feedbacks específicos para os alunos e permitindo uma aprendizagem mais flexível. No entanto, é importante abordar as limitações relacionadas à qualidade das respostas geradas, à acessibilidade tecnológica e à proteção dos dados dos alunos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Ramos Pinto Junior, Universidade Clermont Auvergne, França

Mestrado em Línguas, Literaturas e Civilizações Estrangeiras e Regionais (LLCER): Ensino Superior e Pesquisa, Universidade Clermont Auvergne (UCA). Clermont-Ferrand, França.

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Publicado

2024-06-08

Como Citar

Pinto Junior, M. A. R. (2024). MEMÓRIA METÁLICA E CHATGPT: BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DO USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1374–1392. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14537